11 de setembro de 2022

Sepang

 

O Circuito Internacional de Sepang é um autódromo de automobilismo e motociclismo localizado nos arredores da cidade de Sepang, na Malásia.
Na década de noventa, o então primeiro-ministro Mahathir Mohamad, idealizou e foi o principal impulsionador da construção de um autódromo. 
O arquiteto alemão, Hermann Tilke, que já tinha sido o responsável pela remodelação do circuito de Zeltweg, na Áustria, foi o escolhido para desenhar a pista. Tilke projetou um circuito de média velocidade, com destaque para as duas longas retas paralelas, separadas por uma arquibancada principal com capacidade para 30 mil espectadores. O arquiteto alemão inspirou-se nas muitas palmeiras que envolvem a área onde o circuito foi construído para desenhar a cobertura da arquibancada.
As obras, que tiveram um custo de 15 milhões de dólares, arrancaram em Dezembro de 1996 e ficaram concluídas em Novembro de 1998. 
O circuito conta com 15 curvas, 10 à direita e 5 à esquerda, e com duas retas de quase um quilómetro de extensão. A pista tem uma largura mínima de 16 metros e máxima de 20, o que oferece boas possibilidades de ultrapassagens. O edifício das boxes, de dois andares, abriga todas as instalações principais. No piso térreo e para além das 30 boxes, existe um escritório, cozinha e uma sala de conferências. O primeiro piso conta com 12 escritórios da FIA e da administração do circuito, uma sala para controle de corrida, sala de cronometragem, centro de mídia, sala de entrevistas e sala de fotógrafos. O circuito possui também um centro médico com uma sala equipada para pequenas cirurgias. 
Em Outubro de 1999, o Circuito Internacional de Sepang sediou o primeiro Grande Prémio da Malásia, a 15ª e penúltima corrida do campeonato. A Ferrari dominou por completo a prova, com Michael Schumacher a obter a pole-position e a melhor volta da corrida, enquanto que Eddie Irvine conquistou a vitória.
A partir dessa data e até 2017, Sepang sempre organizou o Grande Prémio da Malásia. O circuito sempre proporcionou boas e interessantes corridas e era do agrado da maioria dos pilotos, apesar do elevado calor que quase sempre se fazia sentir, no entanto também as fortes chuvas sazonais apareceram e obrigaram a terminar a corrida na 33ª volta no ano de 2009.
Apesar do interesse dos organizadores em manter a F1, o aumento gradual das taxas de hospedagem e a constante redução do número de espectadores, levou a FIA a não ter interesse em renovar o contrato e assim o Grande Prémio de 2017, que Max Verstappen ganhou,  acabou por ser o último disputado em Sepang.
Nas 19 edições do Grande Prémio da Malásia, todas disputadas no Circuito Internacional de Sepang, foram 11 os pilotos vencedores e 7 as equipas que triunfaram. Sebastian Vettel com 4 vitórias e a Ferrari com 7 conquistas, são os recordistas.

Sem comentários: