3 de junho de 2020

REIMS


O Circuito de Reims-Gueux, na região de Champagne, foi uma pista de automobilismo que acolheu o Grande Prémio de França na década de 50 e 60.
Entre os anos de 1950 e 1966 o Circuito de Reims não recebeu a F1 apenas por cinco vezes. Em 1952, 1957, 1962 e 1964 a prova foi disputada no Circuito de Rouen e em 1965 no Circuito de Charade.
Construído em 1912, recebeu o primeiro evento automobilístico no dia 2 de Agosto de 1925. Diversas corridas foram promovidas na segunda metade dos anos 20 por organizadores locais da província de Champagne com grande sucesso, atraindo cada vez mais público, até que em 1932, L’Automobile Club de France (AFC) decidiu realizar naquele local o Grande Prémio de França. Passaram seis anos até o Grande Prémio de França voltar à região de Champagne. No seu retorno, em 1938, vieram junto os velozes e poderosos carros alemães. Era a fase pré guerra onde a supremacia germânica no automobilismo era comandada pela Auto Union e pela Mercedes.
A Segunda Guerra Mundial paralisou as competições na Europa e apenas em 1947 as provas foram retomadas no circuito de Reims.
Em 1950 foi criado o Campeonato do Mundo de F1 e a prova francesa foi incluída no campeonato. Juan Manuel Fangio foi o vencedor do Grande Prémio de França desse ano ao volante de um Alfa Romeo.
Nas onze edições do Grande Prémio de França que se disputaram em Reims, alguns entraram para a história, mas a prova de 1953 foi a que mais se destacou, com os pilotos das equipas Ferrari e Maserati a lutarem pela vitória. A prova teve simplesmente 12 trocas de posição entre os líderes. Fangio, Hawthorn, Ascari, Villoresi, Gonzaléz e Farina trocavam de posição diversas vezes durante cada uma das voltas. As últimas voltas deixaram Fangio e Hawthorn mais destacados na liderança e foram uma magnífica aula de pilotagem protagonizada pelos dois pilotos. Os dois carros corriam lado a lado nas longas rectas de Reims. Ao entrar na volta final, Hawthorn avançou alguns centímetros na liderança e ainda se encontrava à frente na última curva. O piloto inglês superou Fangio na linha de chegada pela diferença de um segundo.
Em 1966 o Grande Prémio de França visitou pela última vez o Circuito de Reims. No dia 3 de Julho, Jack Brabham levou o seu Brabham-Repco à vitória, na frente de Mike Parkes e Denny Hulme.
Juan Manuel Fangio, com três vitórias, foi o piloto que mais vezes ganhou em Reims. A Ferrari conquistou por quatro vezes a prova.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Uma bela história tem o circuito de Reims...