29 de maio de 2022

ALFA ROMEO

 

A Alfa Romeo Racing é uma equipa italiana de Formula 1.
Depois de terminada a Primeira Guerra Mundial, as poucas provas de automobilismo que existiam antes do conflito, voltaram a ser realizadas e foi nessa época que a Alfa Romeo se envolveu nas corridas. Em 1920 o piloto Giuseppe Campari conquistou a sua primeira vitória e também a primeira da Alfa Romeo numa corrida em Mugello, em Itália. A marca italiana continuou a ganhar corridas até 1932, depois decidiu deixar o automobilismo e só regressou em 1946 com o Alfa Romeo Tipo 158, que se mostrou um carro vencedor.
Em 1950 teve inicio o Campeonato Mundial de F1. No dia 13 de Maio em Silverstone, correu-se o Grande Prémio de Inglaterra e a Alfa Romeo fez-se representar em força com os seus famosos Tipo 158, pilotados por Juan Manuel Fangio, Nino Farina, Luigi Fagioli e Reg Parnell. Farina foi o autor da pole-position e o vencedor da prova, que teve a companhia de Fagioli e Parnell no pódio após o final da corrida.
A Alfa Romeo ganhou todas as provas do campeonato, com excepção das 500 Milhas de Indianápolis que na década de cinquenta faziam parte do Campeonato Mundial de F1. As seis vitórias da equipa italiana foram repartidas por Juan Manuel Fangio e por Nino Farina que se tornou o primeiro Campeão Mundial de Pilotos da história da Formula 1.
No ano de 1951, a Alfa Romeo teve uma evolução do seu carro e apresentou o Tipo 159. O domínio mostrado no ano anterior já não foi o mesmo, das sete provas do campeonato, não contando com as 500 Milhas de Indianápolis, a Alfa Romeo ganhou quatro e a Ferrari venceu as outras três, mas ainda assim, Juan Manuel Fangio sagrou-se Campeão do Mundo de Pilotos.
Em 1952, com a mudança de regulamentos, a Alfa Romeo nem participou no campeonato e deixou a F1. O regresso aconteceu muitos anos mais tarde e começou a ser preparado em 1977 pela Autodelta, o Departamento de Competição da marca italiana.
O Grande Prémio da Bélgica de 1979 voltou a ter um Alfa Romeo na grelha de partida pela mão do piloto italiano Bruno Giacomelli, no entanto os resultados estiveram a anos-luz do que tinham sido na década de cinquenta e a Alfa Romeo terminou a temporada sem conseguir qualquer ponto no campeonato.
O ano seguinte correu um pouco melhor. Giacomelli conseguiu dois 5º lugares e obteve a pole-position na última prova do campeonato, o Grande Prémio dos Estados Unidos.
Em 1981 a Alfa Romeo subiu mais um degrau e obteve um pódio, com o 3º lugar de Giacomelli no Grande Prémio de Las Vegas, a fechar a temporada.
O ano de 1982 foi quase igual ao anterior. Um único pódio, com um 3º lugar, como melhor resultado do campeonato.
Em 1983 o piloto Andrea de Cesaris conseguiu por duas vezes o 2º lugar e aos poucos parecia que a marca italiana começava a chegar aos primeiros lugares, contudo, no ano seguinte a Alfa Romeo em vez de evoluir, regrediu e o 3º lugar no Grande Prémio de Itália foi o melhor que se viu na temporada.
Em 1985 a Alfa Romeo começou a temporada com o seu novo carro, o 185T, mas o monolugar mostrou uma falta de competitividade e fiabilidade gritante que obrigou a equipa a dar um passo atrás e a usar o carro da temporada anterior mas com as especificações de 1985. O campeonato terminou sem que a Alfa Romeo conquistasse um único ponto. Sem ter conseguido encontrar o sucesso do passado, a equipa de Milão decidiu deixar, mais uma vez, a F1.
Em 2019 a Alfa Romeo retornou à F1 com o finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi como pilotos. A equipa italiana conseguiu no Grande Prémio do Brasil desse mesmo ano o melhor resultado, desde que voltou à F1, tendo Raikkonen e Giovinazzi, terminado a prova em 4º e 5º lugar respectivamente.
Em 14 anos de competição na Formula 1 a Alfa Romeo disputou 214 Grandes Prémios, conquistou 10 vitórias, 12 pole-positions, 16 voltas mais rápidas e 26 pódios. Venceu o Campeonato Mundial de Pilotos em 1950 com Nino Farina e em 1951 com Juan Manuel Fangio. 

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