17 de maio de 2020

VANWALL


A Vanwall foi uma equipa de automobilismo que participou no campeonato de F1 entre os anos de 1954 e 1960.
Fundada pelo britânico Tony Vandervell, a equipa iniciou-se na F1 no Grande Prémio de Inglaterra de 1954 em Silverstone, com Peter Collins ao volante que desistiu da corrida na 16ª volta.
Os primeiros anos da Vanwall na F1 foram uma desgraça, então no final de 1955, Tony Vandervell decidiu contratar um jovem projectista que já se mostrava bastante promissor, com o nome de Colin Chapman.
O novo carro projectado por Chapman, em conjunto com o técnico de aerodinâmica, Frank Costin, apresentou notáveis melhorias. O piloto Harry Schell terminou o Grande Prémio da Bélgica no 4º lugar, o que foi o primeiro resultado relevante da equipa na F1.
Em 1957, Stirling Moss e Tony Brooks são os pilotos aos quais se junta o jovem Stuart Lewis-Evans. No Grande Prémio de Inglaterra em Aintree, a Vanwall conquistou a primeira vitória na F1, sendo o triunfo atribuído aos seus dois pilotos. Stirling Moss liderava a corrida, mas na 20ª volta o motor do Vanwall começou a falhar. Moss entrou na box para uma rápida reparação, mas a situação manteve-se, assim Brooks foi chamado a box para entregar o seu carro a Stirling Moss que venceu a prova. Foi a primeira vez que um carro britânico ganhou um Grande Prémio e também o primeiro triunfo de um carro e piloto inglês no Grande Prémio de Inglaterra. Moss ainda venceu o Grande Prémio de Pescara e depois levou o seu Vanwall à vitória no Grande Prémio de Itália em Monza, onde derrotou os Ferrari e os Maserati na sua própria casa.
Em 1958 a Federação Internacional de Automobilismo criou o Campeonato Mundial de Construtores. Nesse ano a Vanwall foi ainda mais dominante e venceu seis provas, três para Stirling Moss (Holanda, Portugal e Marrocos), e três para Tony Brooks (Bélgica, Alemanha e Itália). No final da temporada a Vanwall venceu pela primeira vez o título de Campeão Mundial de Construtores. No entanto Moss perdeu o título de pilotos para Mike Hawthorn da Ferrari pela diferença de 1 ponto. O último Grande Prémio do ano ficou marcado pelo acidente mortal de Stuart Lewis-Evans. Abalado com a morte do seu piloto, Tony Vandervell, cuja saúde já não era a melhor, decidiu desistir da F1.
Em 1959 a Vanwall apenas disputou o Grande Prémio de Inglaterra com um único carro, atribuído a Tony Brooks que desistiu na 13ª volta com problemas de ignição. No ano seguinte a equipa também só participou no Grande Prémio da Alemanha onde Brooks apenas percorreu sete voltas até ser obrigado a abandonar a prova com problemas no seu carro. Essa foi a ultima corrida da Vanwall na F1.
Nos sete anos que a Vanwall esteve na F1, participou em 28 provas, conquistou 9 vitórias, 7 pole-positions e 6 voltas mais rápidas. Venceu o Campeonato Mundial de Construtores em 1958.

Sem comentários: