15 de março de 2023

FERRARI F1-2000


O Ferrari F1-2000 foi o carro que a equipa italiana utilizou no ano de 2000.
O novo monolugar da marca de Maranello foi uma evolução direta dos modelos anteriores, o Ferrari F300 de 1998, e o Ferrari F399 de 1999, que foram projectados por Rory Byrne, com a colaboração de Aldo Costa, Giorgio Ascanelli e Nikolas Tombazis, com o Director Técnico, Ross Brawn, a ficar encarregue da liderança da produção do carro e Paolo Martinelli, com o apoio de Giles Simon, a comandar o projecto do motor.
O Ferrari F1-2000, tal como os seus antecessores, continuou a manter um nariz elevado. A grande alteração que se conseguiu vislumbrar a olho nu foram os sidepods, que apresentavam uma grande inclinação na parte superior, enquanto que os radiadores foram divididos para tornar o sidepod o menor possível. Outra alteração significativa foi a introdução de dois escapes que saiam na parte superior dos sidepods, à frente e entre as rodas traseiras.
Os homens de Maranello fizeram ainda um grande esforço para procurar diminuir o centro de gravidade do carro. O maior ganho veio do novo motor 049 depois que a Ferrari decidiu alargar o ângulo do banco de cilindros para 90°, o que resultou num centro de gravidade mais baixo, maior rigidez e melhor equilíbrio de tiro.
O campeonato começou da melhor maneira para a Ferrari e para Michael Schumacher, com vitórias nas quatro das seis primeiras corridas da temporada e com o piloto alemão a assumir a liderança do campeonato, mas durante os meses de Junho, Julho e Agosto, Schumacher apenas venceu uma corrida e chegou ao Grande Prémio de Itália com menos seis pontos do que Mika Hakkinen, piloto da McLaren-Mercedes. No entanto, a prova italiana marcou o início de uma recuperação fenomenal, com quatro pole-positions e quatro vitórias para Michael Schumacher, que se sagrou Campeão do Mundo de Pilotos na penúltima corrida da temporada, o Grande Prémio do Japão. Na prova seguinte, na Malásia, a Ferrari conquistou o título de Campeão do Mundo de Construtores.
Depois de 21 anos e mais de 340 corridas a Ferrari conseguiu ganhar o Campeonato de Pilotos, com Michael Schumacher a suceder a Jody Scheckter.

Sem comentários: