14 de agosto de 2023

GLEN DIX

 

Glen Dix nasceu no ano de 1934, na cidade de Victor Harbor, Austrália.
Depois de ter concluído os estudos trabalhou na marina e no porto de Adelaide, a cerca de 80 quilómetros da sua terra natal, durante 40 anos, e foi durante esse período que se apaixonou pelo desporto motorizado.
No início da década de cinquenta e influenciado pelo seu amigo, Ross Schultz, Dix teve o seu primeiro contacto com o automobilismo quando passou a frequentar a Associação de Pilotos de Corrida do Sul da Austrália, onde Schultz era secretário.
Com o passar do tempo a paixão pelas corridas começou a aumentar e Dix viu-se cada vez mais envolvido no desporto automóvel onde desempenhava diversos papéis, tais como: tomar nota das classificações e contagem das voltas, ou auxiliar de transmissão de rádio das provas. Mais tarde, integrou a equipa de limpeza da pista, após acidentes, no circuito oval de terra de Rowley Park.
Em meados da década de cinquenta, mais concretamente entre 1954 e 1955, Dix assumiu a função de director de prova nas corridas disputadas no circuito de Wakefield Park, localizado entre as cidades de Camberra e Sidney. Curiosamente, foi nessa época que passou a ser responsável pelas bandeiras, verde na largada e quadriculada na chegada das provas.
A sua já reconhecida capacidade de organização de corridas valeu-lhe vários convites para ser comissário em provas de ralli, stock cars, corridas em circuito de terra (os famosos speedways australianos) e também em corridas de motos, seja pista ou motocross.
Na década de sessenta, Glen Dix, colaborou no desenvolvimento das regras para as principais competições de kart da Austrália. Sendo posteriormente convidado para assumir o cargo de comissário sénior das principais competições do país da modalidade. A juntar a todas essas tarefas, que sempre cumpriu com toda a dedicação, ainda se envolveu na angariação de fundos para financiar corridas um pouco por toda a Austrália.
Em 1985, quando a F1 realizou a primeira corrida na Austrália, Dix disponibilizou-se para participar no que fosse preciso. Não tendo nenhum trabalho na organização ou administração da prova, Glen Dix abraçou a tarefa de dar a bandeirada no final da corrida.
O seu desempenho artístico ao mostrar a bandeira de xadrez rapidamente ganhou destaque nos jornais e televisões de todo o mundo. Com esse gesto muito característico seu, Glen Dix ganhou um lugar de destaque em todos os adeptos de F1, mas também em pilotos e responsáveis das várias equipas.
Desde essa corrida em 1985, todos os que assistiam ao G.P. da Austrália, nos anos seguintes, ansiavam pelo final da prova para se deliciarem com a atuação de Glen Dix. 
“Eu queria que os competidores sentissem que o esforço deles não tinha sido em vão. Que eles recebessem um sinal que os encorajasse a dizer que valeu a pena vencer”. Palavras de Glen Dix, alguns anos mais tarde, quando já tinha deixado essa brilhante função em 1997.
Dix continuou ligado ao automobilismo, principalmente ao karting, tendo sido um dos formadores do Conselho de Kart do Sul da Austrália, até 2017, altura em que decidiu aposentar-se.
Glen Dix vive tranquilamente na sua terra natal, Victor Harbor.  

Sem comentários: