7 de julho de 2021

JO SIFFERT


Joseph Siffert nasceu no dia 7 de Julho de 1936 em Friburgo, Suíça.
Aos 12 anos meteu na cabeça que queria ser piloto de corridas, depois de assistir, junto com o seu pai, ao Grande Prémio da Suíça de F1 de 1948, em Bremgarten.
Em 1957, Jo Siffert concretizou o seu sonho ao tornar-se piloto mas de motociclismo, No ano seguinte, participou também em corridas de Side-Car com o piloto Suíço Edgar Strub. Já no ano de 1959, venceu o campeonato suíço de motociclismo na categoria de 350cc. Depois deixou de lado as motos e passou a disputar corridas de automóveis na Formula Junior, em 1960 e 1961. 
No dia 17 de Junho de 1962, Jo Siffert estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio da Bélgica, com a equipa suíça Ecurie Filipinetti, terminando a corrida no 10º lugar. Nesse ano, Siffert disputou ainda o Grande Prémio de França, prova em que se viu obrigado a desistir na 6ª volta com problemas de embraiagem no seu Lotus-BRM, e depois acabou em 12º no Grande Prémio da Alemanha.
Em 1963, correu na sua própria equipa, a Siffert Racing Team. Na quarta prova da temporada, em França, Siffert conquistou o seu primeiro ponto na F1 com o 6º lugar na corrida disputada no circuito de Reims. Esse foi o único resultado relevante que conseguiu nesse ano.
No ano seguinte, Siffert começou a temporada ainda a correr com a sua equipa, mas a partir da segunda prova do campeonato ingressou na equipa Rob Walker Racing Team. Siffert permaneceu durante seis anos na equipa do herdeiro de Johnnie Walker, onde conheceu os maiores êxitos na F1. Nesse ano de 1964, ao volante de um Brabham-BRM, conquistou o seu primeiro pódio com o 3º lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos.
No ano de 1965, conseguiu o 6º lugar no Mónaco e em França e terminou o campeonato com o 4º lugar no Grande Prémio do México.
Em 1966, apenas pontuou nos Estados Unidos, com o 4º lugar em Watkins Glen, já ao volante de um Cooper-Maserati.
No ano seguinte voltou a ser 4º no Grande Prémio dos Estados Unidos, já depois de também ter terminado a corrida disputada em França na mesma posição.
Em 1968, a Rob Walker Racing Team adquiriu um Lotus-Ford e foi ao volante desse carro que Jo Siffert obteve a sua primeira volta mais rápida, liderou pela primeira vez uma corrida e conquistou a sua primeira vitória na F1 em Brands Hatch, onde se correu o Grande Prémio de Inglaterra. Foi a primeira vitória de um piloto suíço na F1, mas também a última vitória de uma equipa privada na categoria máxima do automobilismo. Ainda nesse ano, Siffert foi 5º no Grande Prémio dos Estados Unidos e depois terminou em 6º o Grande Prémio do México, onde obteve a sua primeira pole-position.
Em 1969, conseguiu mais dois pódios, com o 2º lugar na Holanda e o 3º no Grande Prémio do Mónaco.
No ano seguinte, Siffert ingressou na equipa March mas a temporada foi uma decepção, sem um único ponto conquistado.
Em 1971, trocou a March pela BRM. Depois de nas primeiras sete corridas ter conseguido o 6º lugar na Holanda e o 4º em França, Siffert conquistou a vitória no Grande Prémio da Áustria, onde largou da pole-position e liderou do princípio ao fim. Na última corrida do campeonato, nos Estados Unidos, voltou a subir ao pódio com o 2º lugar na corrida. No dia 24 de Outubro, numa corrida extra-campeonato, Jo Siffert morreu após acidente no mesmo circuito onde tinha conquistado a sua primeira vitória na F1. A suspensão do seu BRM ficou danificada depois de um toque no carro de Ronnie Peterson logo após a partida, na 16ª volta, na curva Mike Hawthorn, a suspensão acabou por ceder e o BRM saiu da pista a cerca de 200 quilómetros por hora, bateu violentamente nos rails de proteção e pegou fogo. Siffert não conseguiu sair do carro e nenhum dos três extintores que os comissários tinham funcionavam. Seppi, como era conhecido pelos pilotos e pelos seus amigos, morreu asfixiado. 
Cinquenta mil pessoas assistiram ao seu funeral na Suíça que foi acompanhado por um Porsche 917 da equipe John Wyer. 
Além da F1. Jo Siffert foi um piloto de grande sucesso nas corridas de Endurance. Participou nas 24 Horas de Le Mans entre 1965 a 1971, vencendo a mítica prova em 1966 e 1967 ao volante de um Porsche. Siffert venceu também a Targa Florio em 1970, a Coppa Cittá di Enna em 1968, as 12 horas de Sebring em 1968, as 24 horas de Daytona em 1968, as 6 Horas de Nurburgring em 1968 e 1969, as 6 Horas de Spa-Francorchamps em 1969 e 1970, os 1000 Quilómetros de Zeltweg em 1968, 1969 e 1970, os 1000 Quilómetros de Monza em 1969, os 1000 Quilómetros de Buenos Aires em 1971, as 6 Horas de Watkins Glen em 1969, e os 1000 Quilómetros de Brands Hatch em 1968. Todas ao comando de um Porsche.
Nos dez anos que Jo Siffert esteve na F1, disputou 96 Grandes Prémios. Conquistou 2 vitórias, 2 pole-positions, 4 voltas mais rápidas e 6 pódios.

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