30 de janeiro de 2022

ALAN JENKINS

 

Alan Jenkins nasceu no dia 24 de Julho de 1949 em Neston, Inglaterra.
Depois de ter frequentado a Wirral Grammar School, Jenkins formou-se em engenharia industrial no Liverpool College of Art.
No ano de 1978, entrou no mundo da F1 juntando-se à Team Rebaque, uma pequena equipa criada pelo jovem milionário Hector Rebaque para realizar o seu sonho de ser piloto de F1. 
Em 1979, Jenkins foi contratado por Ron Dennis para a sua equipa de F2 a Project Four. No ano seguinte a Project Four e a McLaren fundiram-se, Ron Dennis passou a comandar a nova equipa e Alan Jenkins ficou como braço direito do projectista John Barnard. 
No final de 1984, Jenkins recebeu uma proposta da equipa Penske para trabalhar nos carros da Indycar. Farto de estar na sombra de Barnard, Jenkins aceitou a oferta de Roger Penske e rumou aos Estados Unidos, onde começou a projetar o carro que viria a vencer as 500 Milhas de Indianápolis no ano seguinte, com Danny Sullivan ao volante.
Em 1989, Jenkins regressou à Europa e à F1 com a nova equipa Onyx que tinha o sueco Stefan Johansson e o belga Bertrand Gachot como pilotos. Johansson deu à equipa o primeiro ponto no Grande Prémio de França e o primeiro pódio com um surpreendente 3º lugar no Grande Prémio de Portugal.
No ano de 1991, Jenkins assumiu o cargo de Diretor Técnico da equipa Footwork. Durante seis anos, Jenkins permaneceu na equipa sediada em Milton Keynes, com o ponto alto a ser o 3º lugar no Grande Prémio da Austrália de 1995, com Gianni Morbidelli ao volante.
Em 1997, Alan Jenkins ingressou na Stewart, onde esteve durante dois anos, também como Diretor Técnico na equipa criada pelo antigo piloto, tricampeão mundial, Jackie Stewart.
Nos meses seguintes, Alan Jenkins recebeu propostas da Benetton, da Sauber e da Ford Motor Company, mas Jenkins decidiu aceitar a oferta de Alain Prost para se juntar ao francês na sua equipa, onde voltou a trabalhar com o projectista John Barnard. 
Em 2000, Alan Jenkins foi dispensado da Prost Grand Prix e decidiu afastar-se da F1.  

Sem comentários: