18 de outubro de 2020

LANCIA


A Scuderia Lancia foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 na década de cinquenta.
Fundada em Turim no dia 29 de Novembro de 1906, por dois pilotos de corrida da FIAT, Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin, a Lancia decidiu participar em provas de automobilismo quando Gianni Lancia, filho de Vincenzo Lancia, se tornou Director da empresa.
Em 1954, Vittorio Jano, projectou o Lancia D50 que os pilotos Alberto Ascari e Luigi Villoresi conduziram, pela primeira vez, no Grande Prémio de Espanha de 1954. A corrida espanhola, disputada no Circuito de Pedralbes em Barcelona, foi a ultima do campeonato. Ascari conquistou a pole-position, a primeira da Lancia na F1, e na corrida obteve a volta mais rápida, antes de desistir na 10ª volta com problemas de embraiagem, depois de Villoresi ter abandonado na segunda volta com problemas de travões.
No ano de 1955, a Lancia ganhou duas corridas que não fizeram parte do Campeonato Mundial de F1, que foram o Grande Prémio de Valentino, disputado num circuito desenhado nas ruas do parque publico Valentino em Turim e o Grande Prémio de Nápoles, ambas as provas com Alberto Ascari ao volante. O Campeonato do Mundo começou na Argentina, onde a Lancia tinha três carros para Alberto Ascari, Luigi Villoresi e Eugenio Castellotti, mas nenhum deles conseguiu terminar a corrida. Na prova seguinte, o Grande Prémio do Mónaco, a Lancia alinhou com um quarto carro que foi entregue ao piloto monegasco, Louis Chiron, que terminou a corrida no 6º lugar, logo atrás de Villoresi. A prova ficou marcada pelo primeiro e único pódio da Lancia na F1, com o 2º lugar de Castellotti, mas também pelo acidente de Ascari, na chicane do porto, com o carro do piloto italiano a sair de pista e a cair ao mar. Alberto Ascari salvou-se mas morreu quatro dias depois em Monza, quando testava um Ferrari. A corrida que se seguiu foi o Grande Prémio da Bélgica, onde a Lancia apenas teve um carro, entregue a Castellotti. O piloto italiano obteve a pole-position mas na corrida foi obrigado a desistir com problemas na caixa de velocidades.
Com a morte de Alberto Ascari e com problemas financeiros, a Lancia decidiu retirar-se da F1. Os carros e o que restou da equipa foi adquirido pela Ferrari e Juan Manuel Fangio venceu o campeonato de 1956 ao volante do Lancia-Ferrari D50.
Nas duas temporadas que a Lancia correu na F1, disputou 4 Grandes Prémios. Conquistou 2 pole-positions, 1 volta mais rápida e 1 pódio.

Sem comentários: