19 de março de 2023

RACING POINT

 

A Racing Point F1 Team foi uma equipa de F1 sediada em Silverstone, Inglaterra.
Em Julho de 2018, a equipa Force India, que atravessava grandes problemas financeiros, com dívidas aos seus fornecedores e credores, foi posta em administração judicial e em Agosto, um consórcio chamado, Racing Point UK Limited, comprou os ativos de corrida da equipa Force India. Para continuar a disputar as restantes corridas da temporada, a equipa teve que adoptar um novo nome, mas como os chassis que iria utilizar seriam os da Force India, os regulamentos da FIA, obrigavam a que ao nome da equipa fosse adicionado o nome do chassis, assim a equipa passou a designar-se por, Racing Point Force India F1 Team.
O Grande Prémio da Austrália de 2019, a corrida inaugural do campeonato, marcou a estreia da Racing Point na F1. Com Sergio Pérez e Lance Stroll como pilotos, a equipa britânica conseguiu os seus primeiros pontos logo na primeira prova, através do 9º lugar de Stroll na corrida. A Racing Point conseguiu terminar nos lugares pontuáveis em 14 das 21 provas da temporada, sendo o 4º lugar de Stroll no Grande Prémio da Alemanha, o melhor resultado que a equipa conseguiu nesse ano. No final do campeonato, a Racing Point somou 73 pontos e classificou-se no 7º lugar.
Em 2020, a Racing Point marcou pontos em 16 das 17 corridas do campeonato. No Grande Prémio de França teve o primeiro pódio com o 3º lugar de Lance Stroll. A primeira pole-position chegou no Grande Prémio da Turquia, na corrida a equipa britânica liderou pela primeira vez durante 34 voltas e Sergio Pérez terminou a prova no 2º lugar. Depois de ambos os pilotos terem desistido no Grande Prémio do Bahrain, a única vez que isso aconteceu no campeonato, foi também no Bahrain, mas no Grande Prémio de Sakhir que a Racing Point conquistou a primeira vitória, através de Sergio Pérez, com Lance Stroll no 3ª lugar. Nas contas finais do campeonato, a Racing Point obteve 195 pontos e terminou no 4º lugar. A equipa britânica poderia ter marcado 210 pontos, mas foi punida pela FIA com a perda de 15 pontos e uma multa de 400 mil euros por usar condutas de arrefecimento de travões idênticos aos utilizados no Mercedes W10 da temporada anterior, o que é proibido pelo regulamento.
Em Janeiro de 2021, a Racing Point mudou de nome e passou a designar-se Aston Martin.
Nos dois anos que esteve na F1, a Racing Point disputou 38 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 pole-position e 4 pódios.

Sem comentários: