21 de outubro de 2020

MONSANTO


O Circuito de Monsanto foi uma pista de automobilismo citadina, situada em Lisboa, Portugal.
Com o automobilismo português a ganhar muita popularidade no norte do país, devido aos circuitos de Vila Real, Vila do Conde e Boavista, os responsáveis do Automóvel Clube de Portugal decidiram criar um novo circuito em Lisboa. O local escolhido foi o Parque Florestal de Monsanto, rodeado de vegetação, curvas rápidas e pronunciados declives naturais. Em pleno coração de Monsanto foi desenhado um circuito com 5.425 quilómetros de extensão. Começava na Estrada de Queluz, passava pela auto-estrada do Estádio Nacional, estrada do Alvito, Montes Claros, Penedo e terminava na estrada dos Marcos.
O circuito teve a primeira corrida no dia 25 de Julho de 1953. Milhares de pessoas encheram as bancadas e morros circundantes para ver os carros a passar a altas velocidades.
No dia 23 de Agosto de 1959 o Circuito de Monsanto acolheu o Grande Prémio de Portugal de F1.
Sendo a sétima prova da temporada, num total de nove, a corrida portuguesa assumia um papel importante na atribuição do título de pilotos. Jack Brabham chegava a Portugal como líder destacado do campeonato, seguido por Tony Brooks, Phil Hill e Jo Bonnier.
Stirling Moss em Cooper-Climax obteve a pole-position à frente de Jack Brabham também ao volante de um Cooper-Climax. O piloto português Mário de Araújo “Nicha” Cabral, estreava-se na F1 com um Cooper-Maserati e ocupava o 14º e antepenúltimo lugar na grelha de partida.
A corrida foi dominada por Stirling Moss que liderou do princípio ao fim, mas nos lugares seguintes a animação foi constante. Na 4ª volta, Phil Hill teve uma saída de pista mas ainda conseguiu chegar às boxes, quando regressou à corrida ficou atrás de Graham Hill, mas logo de seguida o piloto britânico despistou-se e Phil Hill não conseguiu evitar o Lotus e acabou por bater ficando os dois de fora da prova. Na décima volta, Jo Bonnier foi obrigado a desistir com problemas de motor no seu BRM. Jack Brabham ocupava o segundo lugar e quando se preparava para ganhar uma volta a Nicha Cabral, os dois pilotos desentenderam-se, Brabham saiu de pista, embateu num poste telefónico e foi projectado do carro caindo no meio da pista, quando se levantava viu o Cooper-Climax de Masten Gregory a aproximar-se, com o piloto norte-americano a evitar Brabham por pouco. Na 38ª volta, foi a vez de Bruce McLaren deixar a prova, devido a problemas de transmissão no seu Cooper-Climax, quando ocupava o 3º posto.
Stirling Moss foi o único piloto a percorrer as 61 voltas da corrida em 2 horas, 11 minutos, 55 segundos e 41 centésimos. A uma volta ficou Masten Gregory e Dan Gurney no melhor dos Ferrari. Maurice Trintignant terminou a corrida no 4º lugar à frente de Harry Schell em BRM, sendo esses os pilotos que pontuaram na prova portuguesa, Moss ainda somou um ponto extra por ter feito a volta mais rápida. Nicha Cabral terminou a corrida no 10º e ultimo lugar, a seis voltas do vencedor.
Essa foi a única corrida a contar para o Campeonato Mundial de F1 que se disputou no Circuito de Monsanto.

Sem comentários: