15 de agosto de 2021

NEIL OATLEY

 

Neil Oatley nasceu no dia 12 de Junho de 1954 em Londres.
Apaixonado por automobilismo desde criança, Oatley tinha oito anos de idade quando assistiu pela primeira vez a uma corrida de automóveis no Circuito de Brands Hatch. Pouco tempo depois a sua família mudou-se para Kent e Neil Oatley passou a viver a cerca de vinte quilómetros de Brands Hatch e foi nesse circuito que em 1965, viu pela primeira vez uma prova de F1, quando ali se disputou a Corrida dos Campeões.
45 Minutos de bicicleta, era o tempo que Neil Oatley demorava entre a sua nova casa e Brands Hatch, onde passava todos os fins-de-semana a fazer desenhos dos carros de corrida, uma atracão que foi aumentando com o passar dos anos e que influenciou a sua vida.
Oatley frequentou a Universidade de Loughborough, onde se formou engenheiro automotivo. Com o curso terminado, conseguiu emprego numa empresa de engenharia em Chesterfield, mas o seu sonho era trabalhar em automóveis. 
Aos 23 anos, o seu sonho tornou-se uma realidade e no dia 12 de Setembro de 1977, um dia após o Grande Prémio de Itália, Neil Oatley ingressou na equipa fundada por Frank Williams e começou a trabalhar junto com o chefe de design, Patrick Head. Oatley passou a ser o responsável pelo carro de Alan Jones a meio do ano de 1978, mas no ano seguinte tornou-se o engenheiro de pista de Clay Regazzoni. O ponto alto da equipa Williams e da dupla Oatley/Regazzoni, em 1979, aconteceu no Grande Prémio de Inglaterra quando o piloto suíço venceu a corrida, o que foi a primeira vitória da Williams.
Neil Oatley continuou por mais cinco anos com a Williams. Ajudou a equipa britânica a vencer dois campeonatos de construtores.
No final de 1984, Oatley foi abordado por um antigo colega da Williams, Charlie Crichton-Stuart, que lhe perguntou se estava interessado em ser um dos projectista da nova equipa, Haas Lola, patrocinada pela empresa Beatrice Foods. Oatley viu que essa era a oportunidade que tinha para se afirmar e aceitou o convite, mas o projeto foi cancelado antes que p engenheiro inglês pudesse ter alguma influência, pois houve uma mudança na liderança da direção da empresa Beatrice e o novo presidente não estava interessado em corridas de automóveis. 
Em 1988, Neil Oatley foi contratado pela McLaren e passou a trabalhar como engenheiro de pista do piloto Alain Prost nos anos de 1987 e 1988. O seu primeiro projeto de design foi modificar um dos chassis MP4/4 de 1988, para poder acomodar o motor Honda V10 que a equipa iria usar no ano seguinte. Um projeto bem-sucedido, pois a McLaren venceu o campeonato de construtores dessa temporada.
Com a passagem de Prost para a Ferrari, no final de 1989, Oatley ficou como engenheiro de Ayrton Senna e voltou a estar diretamente ligado aos dois títulos mundiais que a McLaren e Senna conquistaram em 1990 e 1991.
Nos anos seguintes, Neil Oatley deixou de trabalhar diretamente com os pilotos nas pistas para se dedicar apenas ao projeto dos monolugares. Com a evolução da tecnologia, Oatley passou a ter mais dados disponíveis, mas também mais material para analisar, o que foi um progresso da F1 e que levou as equipas a organizarem-se de uma outra forma, havendo uma maior distância entre o departamento de corrida e design.
Neil Oatley continuou como Projectista-Chefe na McLaren até 2003 e liderou o projeto do MP4/13 e do MP4/14, carros que venceram o campeonato de construtores e de pilotos em 1998 e 1999.
Ainda em 2003, Oatley passou a Diretor Executivo de Engenharia da McLaren, cargo que ocupou até 2012, ano em que decidiu retirar-se da F1.  

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