21 de maio de 2023

SAM MICHAEL

 

Samuel David Michael nasceu no dia 29 de Abril de 1971 na Austrália Ocidental.
Sam Michael cresceu em Canberra e foi na capital do país que estudou. Apesar da atração por rugby, críquete e atletismo, Michael cedo começou a interessar-se pelos desportos motorizados. Depois de ter concluído os estudos básicos, Sam Michael formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Nova Gales do Sul, em 1993, após ter passado algum tempo a trabalhar na equipa de Formula Holden, propriedade de Greg Siddle, onde adquiriu conhecimentos e dados que se tornaram na sua tese de graduação. 
Michael conheceu o compatriota e Chefe de Equipa do Team Lotus no Grande Prêmio da Austrália, em Adelaide, de 1993, e instantaneamente impressionou. Michael foi prontamente recrutado e transferido para Norfolk, em Inglaterra, onde passou a trabalhar sob a direção de Peter Wright na aquisição de dados e atividades de simulação. 
Em 1994, a Lotus fechou as portas e Gary Anderson, o Projectista-Chefe da Jordan, convenceu Michael a se juntar à sua equipa para criar o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Durante dois anos, Michael liderou o departamento e foi o responsável pelo projecto de um diferencial activo. 
No ano de 1997, Michael passou a fazer parte da equipa de testes da Jordan e no ano seguinte ascendeu ao lugar de engenheiro de corrida do piloto alemão Ralf Schumacher. Em 1999, foi Heinz-Harald Frentzen que passou a trabalhar com Michael, numa parceria que conseguiu duas vitórias em corrida (França e Itália) e a melhor classificação da Jordan no Mundial de Construtores, com o 3º lugar. 
Depois de sete anos ligado à Jordan, Sam Michael foi contratado pela equipa Williams como Engenheiro Chefe de Operações. O Australiano passou a ser o responsável por gerir todo o trabalho realizado pelos engenheiros de corrida e também dos testes. Em maio de 2004, assumiu o cargo de Director-Técnico da equipa de Frank Williams, o que deixou Patrick Head livre para se dedicar ao trabalho de engenharia.
No final de 2011, Sam Michael deixou a Williams para ingressar na McLaren, onde desempenhou a função de Director-Desportivo. 
Em 2014, Michael deixou a McLaren e a F1 e voltou para a Austrália.
No seu país natal, trabalhou na equipa Triple Eight, do Campeonato de Supercars. Em 2016, foi convidado para o cargo de Director do Instituto Australiano de Segurança no Desporto Motorizado.
Em 2017, tornou-se consultor do Grupo de Trabalho de Pesquisa da FIA.
No ano de 2022, substituiu Patrick Head como presidente da Comissão de Segurança da FIA.

Sem comentários: