12 de setembro de 2021

NIKI LAUDA

 

Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido por Niki Lauda, nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1949 em Viena, Áustria.
O início no automobilismo aconteceu em Abril de 1968 numa corrida de montanha. Ainda nesse ano participou no campeonato de Formula V. 
Filho de uma família rica, proprietária de fábricas de papel, Niki Lauda procurou junto dos seus familiares, o apoio financeiro, necessário para entrar mais a sério no mundo das corridas, só que o seu pai nunca viu com bons olhos esse seu envolvimento no automobilismo e rejeitou qualquer forma de ajuda. Niki Lauda viu-se obrigado a recorrer aos bancos para fazer um empréstimo e assim garantir a entrada na equipa March, que participava no Campeonato da Europa de F2 e no Mundial de F1.
No ano de 1971 estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio da Áustria, ao volante de um March-Ford, tendo abandonado a corrida na vigésima volta com problemas de motor.
No ano de 1973 pilotou para a equipa BRM, onde teve como companheiro de equipa o suíço Clay Regazzoni. Um quinto lugar no Grande Prémio da Bélgica foi o melhor resultado dessa temporada. No final desse ano, Clay Regazzoni, saiu para se juntar à Ferrari em 1974, o dono da equipe, Enzo Ferrari, perguntou o que ele achava de Niki Lauda, Regazzoni falou tão favoravelmente do piloto austríaco que a Ferrari prontamente o contratou.
Ao volante do Ferrari 312 B3, Lauda conquistou a sua primeira vitória na quarta prova do ano, o Grande Prémio de Espanha. 
No ano seguinte obteve cinco vitórias e sagrou-se Campeão do Mundo, com a Ferrari a vencer também o Campeonato de Construtores. 
Em 1976 Niki Lauda caminhava para conquistar o seu segundo título mas um grave acidente em Nurburgring atirou-o para a cama de um hospital onde esteve entre a vida e a morte. Recuperou e apesar das mazelas que o acompanharam durante toda a vida, voltou às corridas seis semanas depois para terminar em 4º lugar no Grande Prémio de Itália. Lutou pelo título de campeão até à última prova do ano no Japão, mas uma chuva torrencial e ainda algumas dificuldades derivadas ao seu acidente, principalmente nos olhos, fizeram com que Lauda abandonasse a corrida por achar que era inseguro continuar e assim ficou a um ponto de revalidar o título que foi parar às mãos do seu rival, James Hunt.
Em 1977 Niki Lauda não deu hipóteses aos seus adversários e voltou a sagrar-se Campeão Mundial. A duas provas do fim do campeonato deixou a Ferrari para ingressar na Brabham no ano seguinte onde permaneceu até ao final da temporada de 1979.
Durante dois anos esteve afastado da F1 para abraçar o seu projeto de criar uma companhia aérea, a Lauda Air.
Em 1982 voltou à F1 e ingressou na equipa McLaren, vencendo duas provas ainda nesse ano. A temporada de 1983 foi para esquecer pois das 14 corridas em que participou, terminou cinco e abandonou nove.
Em 1984 não começou bem, apesar da vitória na segunda prova do mundial, o Grande Prémio da África do Sul, Lauda abandonou as outras três, mas nas doze corridas restantes obteve quatro vitórias e igual número de segundos lugares e na última prova do ano, o Grande Prémio de Portugal, sagrou-se Tri-Campeão com uma vantagem de apenas meio ponto sobre o seu companheiro de equipa, Alain Prost.
O ano de 1985 foi a sua última temporada na F1. Tendo ganho o Grande Prémio da Holanda em Zandvoort.
Lauda permaneceu muitos anos afastado da F1. Regressou como consultor técnico extraordinário da Ferrari nos anos 90. Em 2001, foi contratado pela Jaguar para assumir as funções de diretor técnico, cargo que deixou em 2003. Em Setembro de 2012 foi nomeado presidente não executivo da equipe Mercedes. Participou das negociações que levaram Lewis Hamilton à equipe alemã, no final de 2012.
Niki Lauda faleceu no dia 20 de Maio de 2019, devido a problemas renais. O ex-piloto havia passado por um transplante de pulmão em agosto de 2018 e apesar de uma boa recuperação inicial, o seu estado de saúde deteriorou-se nos meses seguintes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje, dia 12 de Setembro de 2021, faz exatamente 45 anos que Niki Lauda regressou à F1 depois do seu terrível acidente em Nurburgring.

P.M.