26 de fevereiro de 2023

ALPHA TAURI

 

A Scuderia Alpha Tauri é uma equipa de automobilismo que participa no Campeonato do Mundo de F1.
Propriedade da firma Red Bull, a Alpha Tauri, é a segunda equipa de F1 da empresa austríaca de bebidas energéticas, depois que Dietrich Mateschitz adquiriu a equipa italiana de F1 Minardi, em 2005, sendo renomeada como Toro Rosso. Em Setembro de 2019, a empresa Red Bull, anunciou que a sua segunda equipa de F1 iria mudar de nome e no dia 1 de Dezembro ficou a conhecer-se a nova designação da equipa, que foi rebatizada de Alpha Tauri, a marca de moda da Red Bull. O nome Alpha Tauri faz referência à estrela gigante vermelha da constelação de Taurus.
No dia 5 de Julho de 2020, a Alpha Tauri teve a sua estreia no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio da Áustria, a primeira prova da temporada e logo nessa corrida obteve os primeiros pontos com o 7º lugar de Pierre Gasly. Foi também o piloto francês que na oitava corrida do campeonato, em Itália, deu à equipa italiana o primeiro pódio e também a primeira vitória na F1. Nesse ano, a Alpha Tauri conseguiu angariar pontos em quinze das dezassete corridas do campeonato e terminou a temporada com 107 pontos que lhe valeram o 7º lugar no Campeonato do Mundo de Construtores.
Em 2021, a Alpha Tauri manteve o francês Pierre Gasly e contratou o nipónico Yuki Tsunoda. Numa temporada que teve 22 corridas, apenas em três provas os carros da equipa transalpina não terminaram nos lugares pontuáveis e no Grande Prémio do Azerbaijão, Gasly voltou a alcançar um pódio com o 3º lugar na corrida. Foi também Pierre Gasly que obteve a primeira volta mais rápida em corrida para a Alpha Tauri, no Grande Prémio da Hungria. No final da temporada, a equipa somou 142 pontos e ocupou o 6º lugar no Campeonato Mundial de Construtores. 
Para 2022, a Alpha Tauri manteve a dupla de pilotos, no entanto o ano não foi o melhor com a equipa italiana a pontuar em 10 das 22 provas da temporada, com o 5º lugar de Gasly a ser o melhor resultado em todo o campeonato. No final do ano a Alpha Tauri arrecadou 35 pontos o que lhe deu o 9º e penúltimo lugar no Campeonato de Construtores.
Em quatro anos de competição na F1 a Alpha Tauri disputou 83 Grandes Prémios e conquistou 1 vitória, 2 volta mais rápida e 2 pódios.

Sem comentários: