24 de abril de 2022

SURTEES

 

A Surtees Racing Organisation foi uma equipa de automobilismo que participou no Campeonato do Mundo de F1 na década de setenta.
Em 1966, John Surtees, sete vezes campeão mundial de motociclismo e campeão mundial de F1 em 1964, fundou a sua própria equipa com o objectivo de participar no campeonato norte-amerciano Can-Am. John Surtees conduziu o carro da sua equipa, venceu três das seis corridas que faziam parte do campeonato e conquistou o título de campeão nesse ano de 1966. Três anos depois, a equipa Surtees passou a disputar o campeonato de Formula 5000.
Em 1970, a Surtees estreou-se no Campeonato do Mundo de F1. John Surtees continuou como piloto, mas viu-se obrigado a usar um chassis McLaren M7C nas primeiras provas da temporada porque o novo carro da equipa ainda não estava pronto. Foi a partir do Grande Prémio de Inglaterra que a equipa teve o Surtees TS7 disponível. No Grande Prémio do Canadá, John Surtees obteve o 5º lugar e assim conquistou os primeiros dois pontos para a sua equipa na F1. Na corrida seguinte, o Grande Prémio dos Estados Unidos, a equipa Surtees teve pela primeira vez dois carros, com o segundo monolugar a ser entregue a Derek Bell que terminou a corrida no 6º lugar.
Em 1971, a equipa Surtees correu sempre com dois carros e em algumas provas chegou mesmo a ter um terceiro monolugar. John Surtees continuou como piloto e teve a companhia do alemão Rolf Stommelen. Ambos os pilotos conseguiram um 5º e um 6º lugar, mas foi Mike Hailwood, que esteve ao volante do terceiro Surtees no Grande Prémio da Itália que conseguiu o melhor resultado da temporada da equipa ao terminar a corrida no 4º lugar, a escassos 18 centésimos do vencedor.
No ano seguinte, Mike Hailwood continuou na equipa que teve como pilotos a tempo inteiro o australiano Tim Schenken e o italiano Andrea de Adamich. Tal como no ano anterior, foi Hailwood a dar à equipa o melhor resultado, com o 2º lugar, de novo no Grande Prémio de Itália, prova onde a Surtees participou com quatro monolugares, sendo o quarto carro conduzido por John Surtees na sua despedida da F1. No final do campeonato a Surtees somou 18 pontos e classificou-se na 5ª posição.
Em 1973, Mike Hailwood manteve-se na equipa e teve a companhia de José Carlos Pace. Com um carro pouco fiável a equipa teve muitas dificuldades em terminar as corridas, ainda assim conseguiu o 4º lugar na Alemanha e o 3º na Áustria, por intermédio de José Carlos Pace.
No ano seguinte, Pace e Jochen Mass começaram por ser os pilotos. O 4º lugar de José Carlos Pace no Grande Prémio do Brasil foi o único resultado positivo que a equipa teve na temporada. O ano da equipa ficou marcado pela morte do piloto austríaco Helmut Koinigg no Grande Prémio dos Estados Unidos, a última prova da temporada.
Em 1975, a equipa Surtees enfrentou vários problemas financeiros e voltou a participar com apenas um carro no campeonato, que foi confiado a John Watson, apesar de um segundo carro ter sido entregue a Dave Morgan no Grande Prémio de Inglaterra. Nesse ano a equipa terminou o campeonato com zero pontos, o que aconteceu pela primeira vez na sua curta história.
O ano seguinte foi um pouco melhor. Alan Jones juntou-se à equipa e foi o piloto australiano a marcar os sete pontos que a Surtees obteve nessa temporada, com o 5º lugar na Bélgica e em Inglaterra e o 4º lugar no Japão.
Em 1977, a Surtees voltou a contar com uma nova dupla de pilotos, com o italiano Vittorio Brambilla e o austríaco Hans Binder. Brambilla foi o único piloto da equipa a conseguir pontos ao ser 4º na Bélgica, 5º na Alemanha e 6º no Canadá. 
Em 1978, os problemas financeiros da equipa agravaram-se ainda mais. Nesse ano a equipa apenas conseguiu um único ponto no campeonato, com o 6º lugar de Brambilla no Grande Prémio da Áustria. No final da temporada a Surtees deixou a F1 e no ano seguinte fechou as portas.
A Surtees Racing Organisation esteve 9 anos envolvida na F1. Disputou 118 Grandes Prémios. Obteve 3 voltas mais rápidas e 2 pódios.

Sem comentários: