2 de setembro de 2020

ALBERTO ASCARI


Alberto Antonio Ascari nasceu no dia 13 de Julho de 1918 em Milão, Itália.
Filho de Antonio Ascari, um dos melhores pilotos italianos da década de vinte do século passado, que morreu no circuito francês de Montlhery, quando liderava a corrida, em 1926.
Aos 19 anos, Alberto Ascari começou a competir em corridas de motos antes de se mudar para os carros em 1940, ano em que disputou a corrida Mille Miglia ao volante de um Auto Avio Tipo 815 Spyder, propriedade de um amigo do seu pai, Enzo Ferrari. Em 1947, Alberto Ascari começou a correr em provas de Grande Prémio.
Alberto Ascari não esteve presente na prova que inaugurou o primeiro Campeonato do Mundo de F1 no início do ano de 1950, já que algumas dificuldades financeiras impediram a Ferrari de viajar até a Grã-Bretanha para disputar o Grande Prémio de Inglaterra. A estreia de Ascari no campeonato teve lugar no Grande Prémio do Mónaco, a segunda prova da temporada, tendo terminado a corrida no 2º lugar.
No ano seguinte Ascari venceu o Grande Prémio da Alemanha em Nurburgring, o que foi a sua primeira vitória na F1.
Em 1952 Alberto Ascari não participou na primeira corrida da temporada, na Suiça, por estar nos Estados Unidos a preparar a sua estreia nas 500 Milhas de Indianápolis, prova em que largou em 19º lugar e desistiu ao fim de 40 voltas. Regressado à Europa a tempo de alinhar no Grande Prémio da Bélgica, a terceira corrida da temporada, depois de obter a pole-position venceu a prova, assim como todas as outras cinco que faziam parte do campeonato e no final sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos, o primeiro piloto a ser campeão na Ferrari.
No ano seguinte Alberto Ascari voltou a dominar. Venceu cinco das nove corridas da temporada e conquistou o seu segundo título de Campeão do Mundo, quando ainda faltava disputar o Grande Prémio de Itália. Alberto Ascari tornou-se assim o primeiro piloto a vencer dois campeonatos consecutivos.
Em 1954 Ascari trocou a Ferrari pela Lancia, mas o ano acabou por ser uma desilusão. O Lancia ainda não estava pronto para as primeiras provas do campeonato, o que obrigou Ascari a utilizar um Maserati em França e Inglaterra, tendo desistido nas duas corridas. No Grande Prémio de Itália guiou um Ferrari, mas o desfecho foi o mesmo das provas anteriores. O Lancia D50 apenas foi usado na última prova da temporada em Espanha, mas Ascari voltou a desistir com problemas de embraiagem.
Em 1955 os Lancia D50 faziam antever uma boa temporada, pois tinham ganho em Turim e Nápoles, mas essas foram duas corridas que não contavam para o campeonato. Quando começou o Mundial de F1, o azar voltou a assolar o piloto italiano que desistiu na Argentina, devido a um acidente, e depois no Mónaco, quando o seu carro caiu no mar na chicane do porto, com Ascari a salvar-se.
Quatro dias depois, a 26 de Maio, Ascari foi a Monza ver o seu amigo Eugenio Castellotti testar o Ferrari 750 que ambos iam usar nos 1000 km de Monza. Não estava previsto que Ascari conduzisse o carro nesse dia, mas decidiu fazer algumas voltas. De fato e gravata e com o capacete branco de Castellotti, Ascari fez-se à pista. Na terceira volta, na Curva del Vialone, o Ferrari derrapou e deu várias cambalhotas. Deitado na pista, Ascari sofreu graves ferimentos e acabou por morrer minutos depois. O acidente aconteceu numa das zonas mais rápidas do Circuito de Monza, onde agora existe a Variante Ascari.
Alberto Ascari era extremamente supersticioso. Usava sempre uma camisola e capacete azul claro.
Houve várias semelhanças entre as mortes de Alberto Ascari e seu pai. Alberto Ascari morreu no dia 26 de Maio de 1955, aos 36 anos. Antonio Ascari também tinha 36 anos quando morreu, no dia 26 de Julho de 1925. Ambos foram mortos quatro dias após sobreviverem a acidentes graves e no 26º dia do mês. Ambos haviam caído fatalmente na saída dos cantos rápidos do lado esquerdo e ambos deixaram para trás uma esposa e dois filhos. Além disso, ambos venceram 13 Grandes Prémios.
Alberto Ascari esteve cinco anos na F1. Disputou 32 Grandes Prémios. Conquistou 13 vitórias, 14 pole-positions, 12 voltas mais rápidas e 17 pódios. Venceu o Campeonato do Mundo de Pilotos em 1952 e 1953.