14 de maio de 2023

YAS MARINA

 

O Circuito Yas Marina é um autódromo de automobilismo situado na ilha de Yas, nos arredores de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.
Depois do grande sucesso que a F1 teve no Bahrain, onde realizou a primeira corrida em 2004, vários países vizinhos passaram a mostrar interesse em receber corridas de F1. 
No ano de 2007, começou a ser planeado a construção de um autódromo na ilha artificial de Yas. O arquiteto alemão, Hermann Tilke, ficou encarregue de desenhar o circuito e a empresa Cebarco-WCT WLL, foi a responsável pela construção da pista de 5,281 metros de extensão, que envolveu cerca de 14.000 trabalhadores. Foi também criado, pela Musco Lighting, um sistema de iluminação artificial, idêntico ao que foi instalado no Circuito Losail, no Catar, o que tornou o Circuito de Yas Marina, o maior projecto de iluminação permanente em instalações desportivas do mundo inteiro. Todas as bancadas destinadas ao público são cobertas, para proteger os espectadores do sol do deserto e as boxes foram todas equipadas com ar condicionado.
O circuito, que à semelhança do Mónaco também é junto ao mar, circunda a zona da marina e tem a particularidade de passar por baixo do Yas Viceroy Abu Dhabi Hotel, um dos mais luxuosos do mundo e que foi projetado pelas arquitetas, Hani Rashid e Lise Anne Couture, da empresa nova-iorquina, Asymptote Architecture. A pista está ainda situada ao lado do Parque Temático da Ferrari que inclui a mais rápida montanha russa do mundo.
Em 2009, o Circuito Yas Marina ficou concluído. No dia 1 de Novembro, a pista com 21 curvas e três retas, estava pronta para sediar o primeiro Grande Prémio de Abu Dhabi de F1, e em simultâneo a primeira corrida na história da F1 que começou com luz natural e terminou com luz artificial. Lewis Hamilton, em Mercedes, alcançou a pole-position, enquanto que o alemão Sebastian Vettel obteve a volta mais rápida e conquistou a vitória. 
Desde esse ano de 2009 e até 2023, o Circuito de Yas Marina foi sempre a casa do Grande Prémio de Abu Dhabi.
Em Junho de 2021, o circuito sofreu ligeiras alterações para facilitar as ultrapassagens. Foi eliminada a chicane nas curvas 5 e 6, e criada uma nova curva em gancho na que era a anterior curva 7. Foram também eliminadas as curvas 11, 12, 13 e 14, que foram substituídas por uma única curva longa.
Por quatro vezes o título de Campeão do Mundo de Pilotos foi decidido no Circuito de Yas Marina. Em 2010, Sebastian Vettel venceu o primeiro dos seus quatro títulos de Campeão. No ano de 2014, Lewis Hamilton sagrou-se Campeão pela segunda vez. Em 2016, Nico Rosberg conquistou o campeonato e despediu-se da F1. Em 2021, Max Verstappen tornou-se Campeão Mundial pela primeira vez.
Nas 15 edições do Grande Prémio de Abu Dhabi, disputadas no Circuito de Yas Marina, Lewis Hamilton, com 5 triunfos (2011, 2014, 2016, 2018 e 2019), é o piloto que mais vezes venceu. No que diz respeito aos Construtores a Red Bull soma 7 triunfos.

Sem comentários: