2 de maio de 2021

JOHN BARNARD


John Barnard nasceu no dia 4 de Maio de 1946 em Wembley, Inglaterra.
Diplomado em engenharia pela Faculdade de Tecnologia de Watford, Barnard ao contrário de outros engenheiros da F1, não seguiu uma carreira académica, preferindo começar a trabalhar na General Electric Company.
Em 1968, John Barnard ingressou na Lola Cars onde começou por projetar os monolugares de Formula Vê, mas depois também trabalhou em muitos outros carros. 
No ano de 1972, Barnard mudou-se para a McLaren onde durante três anos trabalhou com o Diretor Técnico Gordon Coppuck, no projeto do M23, o monolugar usado por Emerson Fittipaldi quando o piloto brasileiro foi Campeão Mundial em 1974.  
Em 1975, John Barnard foi contratado por Parnelli Jones. O piloto norte-americano tinha fundado no ano anterior uma equipa para competir na F1, mas os resultados não foram os melhores. Barnard ainda modificou o desenho do carro, na tentativa de o tornar competitivo, mas Jones decidiu acabar com a equipa no final de 1976.
Em 1978, Barnard rumou aos Estados Unidos para trabalhar na equipa de Jim Hall, a Chaparral Cars. John Barnard projetou o carro com que Johnny Rutherford venceu as 500 Milhas de Indianápolis e o campeonato Indy em 1980. Esse foi o primeiro carro criado por John Barnard.
Depois da aventura em terras americanas, John Barnard regressou à Europa e à McLaren em 1980. Como chefe do gabinete de design, o projectista britânico começou a trabalhar no McLaren MP4/1, o primeiro carro de F1 com chassis em fibra de carbono. O chassis foi construído por um dos patrocinadores da equipe, a Hercules Aerospace, nos Estados Unidos, devido aos conhecimentos do engenheiro da McLaren, Steve Nichols, que tinha estagiado na Hercules Aerospace e que aconselhou John Barnard a empresa sediada nos EUA. Esse novo conceito revolucionou rapidamente o design dos carros de F1 com novos níveis de rigidez e segurança, como ficou provado no acidente que o piloto da McLaren, John Watson, teve no Grande Prémio de Itália de 1981.
Durante o seu tempo na equipa, a McLaren tornou-se a força dominante na F1, conquistando os títulos de pilotos para Niki Lauda em 1984 e Alain Prost em 1985 e 1986 e o título de construtores em 1984 e 1985. Na temporada de 1984 a McLaren ganhou 12 das 16 corridas. Quando Barnard deixou a equipa britânica, no final de 1986, os seus carros tinham vencido 31 corridas.
Em 1987 John Barnard ingressou na Ferrari. A equipa italiana não ganhava uma prova de F1 desde 1985 e foi já sob o seu comando técnico que ambos os carros da equipa cortaram a meta em 1º e 2º lugar no Grande Prémio de Itália de 1988. Barnard já estava a trabalhar no carro de 1989 que iria apresentar mais uma inovação na F1, com o desaparecimento da alavanca de velocidades a dar lugar a duas patilhas no volante. O novo sistema tinha-se mostrado muito frágil nos testes de pré-época, mas na primeira prova da temporada o Novo Ferrari 640 não teve problemas e Nigel Mansell ganhou o Grande Prémio do Brasil em Jacarepaguá. O piloto inglês voltou a vencer na Hungria e Gerhard Berger conquistou a vitória no Grande Prémio de Portugal.
Cansado de toda política da imprensa italiana, John Barnard deixou a Ferrari em 1990 para se juntar à Benetton. Como novo Diretor Técnico da equipa, trabalhou juntamente com o engenheiro Rory Byrne no design do novo monolugar o B190 que levou Nelson Piquet à vitória nas duas ultimas corridas da temporada no Japão e na Austrália. Barnard também projetou o Benetton B191, o primeiro monolugar de F1 que desenhou com o nariz levantado, para a temporada de 1991 e que venceu o Grande Prémio do Canadá. 
Barnard ainda projetou o Benetton B192 que foi usado no campeonato de 1992 antes de deixar a equipa.
Em 1993 John Barnard regressou à Ferrari, que estava mais uma vez em crise, por não ter conseguido vencer uma única corrida desde a sua partida, três anos antes. Nos quatro anos que Barnard trabalhou com a equipa italiana, desenhou os carros que Gerhard Berger venceu o Grande Prémio da Alemanha de 1994, Jean Alesi ganhou o Grande Prémio do Canadá em 1995 e Michael Schumacher conquistou a vitória em Espanha, Bélgica e Itália em 1996. O Ferrari F310B foi o último carro que desenhou para a equipa italiana e foi com esse monolugar que Schumacher venceu o Grande Prémio do Japão em 1997, o que foi a ultima vitória de um carro projetado por John Barnard.
Em 1997 e logo após deixar a Ferrari, Barnard começou a trabalhar na equipa Arrows, mas os poucos recursos financeiros da equipa impediram que os resultados aparecessem. O 5º lugar de Pedro Paulo Diniz no Grande Prémio da Bélgica de 1998 ao volante do Arrows A19 foram os últimos pontos que um carro construído por John Barnard conseguiu.
Barnard ainda trabalhou como consultor técnico na Prost até ao desaparecimento em 2001 da equipa de Alain Prost.
O último projeto de Barnard são os móveis, onde começou a usar a fibra de carbono para o seu design.
John Barnard esteve mais de trinta anos envolvido no automobilismo, onde se tornou um dos mais importantes e mais respeitados projectista de todo o mundo.


Sem comentários: