8 de março de 2023

GORDON COPPUCK

 

Gordon Coppuck nasceu no dia 8 de Dezembro de 1936 em Fleet, Inglaterra.
Depois de ter concluído os seus estudos na Queen Mary's School for Boys, passou a trabalhar, como aprendiz, na empresa National Gas Turbine Establishment. 
Apaixonado por desporto motorizado, em 1965, Gordon aceitou o convite de Robin Herd, para ser seu colaborador na equipa McLaren. Seis anos mais tarde, Coppuck tornou-se designer-chefe e encarregou-se de projetar os carros do campeonato USAC, nomeadamente o McLaren M16 que venceu as 500 Milhas de Indianápolis por três vezes (1972, 1974 e 1976).
No ano de 1972, Coppuck centrou as suas atenções no desenho do McLaren M23, o monolugar que a equipa britânica estreou em 1973 e que conquistou os Campeonatos Mundiais de Pilotos e de Construtores em 1974 e o de Pilotos em 1976. 
Após a fusão da McLaren com a Project Four Racing, de Ron Dennis, em 1980, Coppuck deixou a equipa inglesa e juntou-se ao seu amigo Robin Herd na equipa March. No entanto, no ano seguinte, Gordon Coppuck e John Wickham, o chefe da equipa de F2 da March, uniram-se e fundaram a Spirit Racing. A nova equipa começou por disputar corridas de F2 mas rapidamente passou para a F1, contudo, o sucesso não foi o esperado e Coppuck regressou à March em 1985, onde foi o responsável pelo projecto dos monolugares de Formula 3000 até ao ano de 1987. Com a chegada de Adrian Newey à March, Coppuck ficou encarregue do programa do Campeonato CART. 
Em 1991, Gordon Coppuck uniu-se a alguns dos seus colegas para estabelecer uma empresa de consultoria de design chamada Adrem, com sede em Bicester. Ainda nesse ano, voltou a trabalhar para a March, agora designada por Leyton House, quando a equipa atravessou dificuldades técnicas e financeiras.
Em 1993, rumou aos Estados Unidos para assumir o cargo de design da equipa do campeonato CART de Mark Smith. 
Dois anos depois, ocupou a função de director técnico na equipa Arciero Wells. 
Pouco tempo depois decidiu retirar-se do automobilismo.

Sem comentários: