4 de julho de 2021

GUSTAV BRUNNER

 

Gustav Brunner nasceu no dia 12 de Setembro de 1950 em Graz, Áustria.
No fim da adolescência, Brunner, começou cada vez mais a ficar interessado no automobilismo por influência do piloto austríaco Jochen Rindt. Foi no construtor alemão McNamara, de carros de Formula Vê e F3, que Gustav Brunner começou a trabalhar como engenheiro mecânico. Em 1978 foi contratado pela equipa de F1 ATS, mas pouco tempo depois mudou de ares e ingressou na Maurer, uma equipa de F2. Depois de ter desenhado o carro desportivo Lotec-BMW, em 1981, Gustav Brunner regressou à ATS para projetar o novo carro da equipa. O monolugar era rápido mas o motor BMW não apresentava grande fiabilidade, no final da temporada de 1984, a ATS fechou as portas. No ano seguinte Brunner passou para a equipa de F1 RAM. 
Em 1986 ingressou na Ferrari para comandar a equipa de design do novo F187, com o qual Gerhard Berger venceu as duas últimas provas de 1987, no Japão e na Austrália. 
Em 1988, com a chegada de John Barnard à Ferrari, Brunner ficou encarregue de projetar um carro de Formula Indy, que depois de pronto nunca chegou a competir. Descontente na Ferrari, Brunner aceitou o convite de Gunther Schmid, o antigo dono da ATS, para trabalhar na nova equipa de F1 Rial, onde Brunner desenhou o carro que ficou conhecido como “o Ferrari azul”. 
No ano seguinte passou pela Zakspeed e em 1990 ingressou na Leyton House-March, onde trabalhou com Adrian Newey, passando depois a ocupar o cargo de Engenheiro Chefe e mais tarde Diretor Técnico, mas a equipa britânica começou a ter muitas dificuldades financeiras e Brunner mudou para a Minardi em 1993, onde projetou o M193.
Gustav Brunner regressou à Ferrari em 1993 e permaneceu durante cinco anos na equipa italiana. 
Em 1997 voltou à Minardi para ser o Diretor Técnico da equipa. Após três temporadas consecutivas na equipa italiana de Faenza, onde os seus projetos foram elogiados por seu design inovador, considerando os poucos recursos, Brunner foi contratado pela Toyota para se tornar o seu Diretor Técnico da nova equipa de F1 em 2001, cargo que ocupou até ao final de 2005, altura em que decidiu deixar a F1.

Sem comentários: