18 de maio de 2022

HEINZ-HARALD FRENTZEN

 

Heinz-Harald Frentzen nasceu no dia 18 de Maio de 1967 em Mönchengladbach, Alemanha.
Aos 12 anos, o seu pai ofereceu-lhe um karting e começou aí a sua paixão pelo automobilismo. Dois anos mais tarde, Frentzen já era campeão alemão de Karting Junior. Depois de ter passado pela Formula Ford 2000, onde foi vice-campeão em 1987, pela Formula Opel Lotus, onde conquistou o título de campeão em 1988, e pelo campeonato alemão de F3, Frentzen passou a disputar o Campeonato Internacional de Formula 3000 em 1990. Também nesse ano, participou no Campeonato Mundial de Sport Protótipos com a equipa Sauber Mercedes, tendo partilhado o Mercedes-Benz C11 com Jochen Mass na corrida disputada em Donington, onde terminou no 2º lugar. No ano seguinte continuou a correr na Formula 3000 mas no campeonato japonês, onde esteve até ao final de 1993.
Em 1994, Heinz-Harald Frentzen voltou à equipa Sauber mas para se estrear no Campeonato do Mundo de F1, no Grande Prémio do Brasil. O piloto alemão conseguiu um brilhante 5º lugar nos treinos de qualificação para a grelha de partida, mas acabou por desistir na 15ª volta da corrida. Na corrida seguinte conseguiu os primeiros pontos na F1 ao terminar o Grande Prémio do Pacífico no 5º lugar. 
Em 1995, Frentzen conseguiu o seu primeiro pódio com o 3º lugar em Monza, no Grande Prémio de Itália. 
Depois de três anos na Sauber, Frentzen ingressou na equipa Williams em 1997. Na quarta prova da temporada, em San Marino, conquistou a sua primeira vitória na F1. Nas restantes provas, conseguiu o 2º lugar em França e no Japão, e o 3º lugar na Bélgica, Itália, Áustria e Luxemburgo, o que lhe deu a possibilidade de terminar o campeonato na 2ª posição (após a exclusão de Michael Schumacher), atrás do seu companheiro de equipa Jacques Villeneuve.
Depois de ter passado outro ano na Williams, Frentzen rumou à equipa Jordan em 1999. Nessa temporada, conquistou mais duas vitórias, em França e Itália, e subiu ao pódio mais quatro vezes, com o 2º lugar na Austrália e a 3ª posição no Brasil, Alemanha e Bélgica. Das dezasseis provas do campeonato, Frentzen apenas não terminou três e em todas as outras acabou nos lugares pontuáveis. No final do campeonato somou 54 pontos (a sua melhor pontuação de sempre), e classificou-se no 3º lugar.
No ano seguinte, Frentzen apenas conseguiu dois pódios com o 3º lugar no Brasil e nos Estados Unidos.
Em 2001, os problemas da Jordan continuaram e depois de onze corridas e apenas 6 pontos conquistados, Frentzen foi dispensado da Jordan. O piloto alemão não ficou parado e conseguiu um lugar na equipa Prost para as restantes cinco provas do campeonato.
No ano seguinte, Frentzen assinou pela equipa Arrows. Apesar de dispor de um carro pouco competitivo, o piloto germânico ainda conseguiu obter 2 pontos com o 6º lugar em Espanha e no Mónaco, mas em Agosto e devido aos muitos problemas financeiros, a Arrows fechou as portas. Frentzen ainda disputou o Grande Prémio dos Estados Unidos, a penúltima corrida do campeonato, com a Sauber. 
Foi precisamente na Sauber, a equipa que lhe concretizou a estreia na Formula 1, que Frentzen disputou as suas últimas corridas de F1 em 2003. O 3º lugar na penúltima prova da temporada em Indianápolis, no Grande Prémio dos Estados Unidos, foi o último pódio e os últimos pontos que conquistou na F1. 
Depois de deixar a F1, Frentzen correu no Campeonato Alemão de Carros de Turismo entre 2004 e 2006. Participou nas 24 Horas de Le Mans em 2008, onde já tinha corrido em 1992. Em 2012 e 2014, disputou o ADAC GT Masters.
Nos dez anos em que Heinz-Harald Frentzen esteve na F1 disputou 156 Grandes Prémios. Conquistou 3 vitórias, 2 pole-positions, 6 voltas mais rápidas e 18 pódios. 

Sem comentários: