28 de agosto de 2022

HOCKENHEIM

 

Hockenheimring Baden-Württemberg, é o nome oficial do circuito de Hockenheim que fica situado no vale do Reno, perto da cidade de Hockenheim.
Ernst Christ, um jovem cronometrista, idealizou uma pista de corrida na sua cidade, depois mostrou os projectos ao presidente da camara de Hockenheim que aprovou a construção do circuito no dia de Natal de 1931. No ano seguinte o circuito foi construído, usando algumas das estradas já existentes na Floresta Negra. O circuito em forma de triângulo, tinha uma extensão de 12,045 quilómetros.
Em 1938 o circuito sofreu as primeiras alterações. O desenho da pista passou para pouco mais de 7 quilómetros e foi introduzida a Ost Kurve, a unir as duas longas rectas, tornando a pista como uma das mais rápidas do mundo. Também o nome do circuito foi mudado e passou a designar-se por, Kurpfalzring. 
Durante a Segunda Guerra Mundial alguns sectores do circuito foram danificados, mas com a extinção do conflito armado a pista foi reconstruida e voltou a mudar de nome, para o actual, Hockenheimring.
O ex-piloto de fábrica da DKW e NSU e recordista mundial Wilhelm Herz tornou-se o administrador e promotor do circuito em 1954. Nos anos seguintes foram realizadas várias provas de motociclismo no circuito de Hockenheim.
Em 1965 a pista voltou a sofrer alterações. Com a construção de uma auto-estrada o circuito teve o seu perímetro reduzido em cerca de 1 quilómetro. O projectista holandês John Hugenholtz, que também desenhou os circuitos de Suzuka e de Zolder, foi o responsável pelo novo traçado de Hockenheim, que teve uma nova recta da meta e por trás das boxes um novo sector, tipo estádio.  
No dia 7 de Abril de 1968 o piloto escocês Jim Clark teve um acidente fatal numa corrida de F2. Em consequência do acidente, foram construídas duas chicanes no meio de cada uma das longas rectas do circuito, o que aumentou o perímetro da pista em 21 metros, passando a ficar com 6.815 quilómetros.
Em 1970 o Circuito de Hockenheim recebeu pela primeira vez uma corrida a contar para o Campeonato do Mundo de F1. Jacky Ickx em Ferrari obteve a pole-position e na corrida fez a volta mais rápida, no entanto foi o austríaco Jochen Rindt em Lotus-Ford que terminou as 50 voltas no primeiro lugar.
Depois de seis anos de ausência, os monolugares de F1 regressaram a Hockenheim em 1977, que recebeu o Grande Prémio da Alemanha até 1984. Durante esse período, foi introduzida mais uma chicane na Ost Kurve, em 1982, depois de Patrick Depailler ter morrido nesse local num acidente em testes privados em 1980. Foi ainda em 1982 que o piloto francês Didier Pironi teve um violento acidente, na recta que antecede a entrada do estádio, em que partiu as duas pernas e que acabou com a sua carreira na F1.
Em 1986 o Grande Prémio da Alemanha voltou a ser disputado em Hockenheim durante vinte anos consecutivos. 
Em 2002 o circuito voltou a passar por alterações, mas dessa vez o desenho da pista foi mudado quase por completo. A nova configuração, projectada pelo arquitecto alemão Hermann Tilke, apenas manteve a recta da meta e a zona do estádio intacta, no entanto, a zona que ia pela Floresta Negra foi praticamente toda removida, ficando apenas o início da primeira recta e a parte final da última recta, com o sector Mercedes Arena no meio.
A partir de 2008, Hockenheim, alternou com o Circuito de Nurburgring e a F1 disputou-se no Circuito de Hockenheim nos anos pares, até voltar a ter corridas em anos consecutivos a partir de 2018.
Nas 36 edições do Grande Prémio da Alemanha em Hockenheim, Michael Schumacher foi o piloto que mais vezes ganhou com 4 triunfos, a Ferrari com 11 vitórias é a equipa mais ganhadora no circuito germânico.

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