27 de novembro de 2022

VALÊNCIA

 

O Circuito Urbano de Valência, foi uma pista de automobilismo citadina que sediou o Grande Prémio da Europa de F1 durante cinco anos.
No dia 1 de Junho de 2007, foi assinado um acordo para a realização do Grande Prémio da Europa em Valencia. O acordo foi selado pelo patrão da F1, Bernie Ecclestone, o Grupo Valmor Sport, chefiado pelo antigo motociclista Jorge Martinez Aspar e por Fernando Roig, Presidente do Villarreal C.F.
O desenho oficial do circuito foi revelado pelo Vereador dos Transportes de Valencia, Mario Flores, no dia 19 de Julho de 2007, com a construção a acontecer nos 12 meses seguintes.
O arquitecto alemão, Hermann Tilke, designer de vários circuitos de F1, foi o responsável pelo desenho da pista. O circuito tinha 5.419 quilómetros e 25 curvas, sendo 11 para a esquerda e 14 para a direita. Tilke usou estradas já existentes e que contornavam o porto marítimo da cidade, como a ponte giratória sobre a entrada do porto, mas também criou uma secção nova que antecedia a recta da meta. O edifício que albergou as boxes foi completamente reconstruido, pois era um armazém abandonado e que tinha servido para a exportação de frutas e vinhos da região.
O circuito foi inaugurado no último fim-de-semana de Julho de 2008 com as corridas do campeonato espanhol de F3 e do GT International Open. 
No dia 24 de Agosto de 2008, o Circuito Urbano de Valência recebeu, pela primeira vez, uma corrida de F1 a contar para o Campeonato do Mundo. Felipe Massa em Ferrari, dominou todo o fim-de-semana e conquistou a pole-position, a volta mais rápida e a vitória na corrida.
Em 2009, a bandeira brasileira voltou a subir ao degrau mais alto do pódio mas para celebrar a vitória de Rubens Barrichello em Brawn-Mercedes, sendo a 100ª vitória de um piloto brasileiro na F1. 
Nos dois anos seguintes o alemão Sebastian Vettel em Red Bull-Renault foi o vencedor de ambas as corridas.
No ano de 2012, o Circuito de Valência recebeu pela última vez a F1 e para ser uma despedida condigna, o piloto espanhol Fernando alonso em Ferrari ganhou a prova, depois de ter saído da 11ª posição da grelha de partida.
Nos cinco anos que recebeu a F1, o Circuito Urbano de Valência teve quatro pilotos diferentes a vencer, com Sebastian Vettel a somar duas vitórias. Nas equipas foram três as vencedoras, com a Ferrari e a Red Bull a dividirem o recorde com dois triunfos cada.

Sem comentários: