21 de setembro de 2022

CATALUNHA

 

O circuito da Catalunha é um autódromo de automobilismo e motociclismo localizado na cidade de Montmeló, a 20 quilómetros de Barcelona, Espanha.
Na década de oitenta começou a ser planeada a construção de um circuito na Catalunha com a intenção de fazer regressar a F1 a Barcelona, onde já tinha estado nos anos setenta, no Parque de Montjuic. Um terreno a norte de Barcelona foi o local escolhido e a primeira pedra foi colocada em Fevereiro de 1989.
A construção do circuito começou em 1990 e terminou no ano seguinte. A pista tem uma mistura de curvas lentas e rápidas e uma longa recta, que perfazem os 4.655 quilómetros. Em 1995, a chicane Nissan foi eliminada e passou a ser uma pequena recta até à curva La Caixa que também foi alterada alguns anos mais tarde, ficando com um ângulo mais apertado. Em 2002 a bancada principal foi renovada e aumentada, ficando com uma capacidade para 9.500 espectadores. Em 2007, foi adicionada uma chicane antes da última curva para diminuir a velocidade na entrada da recta da meta.
A inauguração do Circuito da Catalunha aconteceu no dia 10 de Setembro de 1991, com uma corrida do Campeonato Espanhol de Carros de Turismo, uma prova que foi ganha por Luíz-Pérez Sala.
No dia 29 de Setembro de 1991, o Circuito da Catalunha recebeu pela primeira vez o Grande Prémio de Espanha de F1. Gerhard Berger ao volante de um McLaren-Honda conquistou a pole-position, Riccardo Patrese em Williams-Renault fez a volta mais rápida e Nigel Mansell, também em Williams-Renault, venceu a corrida depois de ultrapassar o McLaren-Honda de Ayrton Senna. Os dois pilotos percorreram a longa recta da meta lado a lado, com as rodas dos seus carros separadas por poucos centímetros, uma imagem que ficou na história da pista espanhola.
Desde 1991 o Circuito da Catalunha recebe anualmente a F1 até aos dias de hoje, com algumas provas memoráveis. Em 1996, Michael Schumacher venceu a sua primeira corrida como piloto da Ferrari debaixo de chuva. Em 2006, Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto espanhol a vencer o Grande Prémio de Espanha. Em 2012, Pastor Maldonado ganhou a sua primeira e única corrida de F1 ao volante de um Williams-Renault. No ano de 2016, foi Max Verstappen a conseguir a sua primeira vitória na F1 na sua primeira corrida com a Red Bull, tornando-se o mais jovem piloto a ganhar uma corrida de F1, com 18 anos e 228 dias.
Nos 33 anos que o Circuito da Catalunha recebeu a F1 foram 16 os pilotos vencedores e 8 as equipas. Michael Schumacher e Lewis Hamilton são os pilotos recordistas de vitórias com 6 triunfos. A Ferrari com 8 vitórias é a equipa que mais vezes ganhou.

Sem comentários: