13 de novembro de 2022

HERMANOS RODRÍGUEZ

 

O Autódromo Hermanos Rodríguez é um circuito de automobilismo localizado na Cidade do México, a capital do México.
Em 1956 começou a ser construído um complexo desportivo conhecido como Ciudad Deportiva Magdalena Mixiuhca, localizado no bairro homónimo da região nordeste da Cidade do México. Em 1958, o presidente mexicano, Adolfo Lopez Mateos, idealizou o circuito e sugeriu que fossem utilizadas algumas das estradas internas do complexo desportivo para a pista de corridas. Com o engenheiro Gilberto Valenzuela a ficar encarregue pelo projecto do circuito. Don Pedro Rodríguez, pai dos pilotos mexicanos Pedro Rodríguez e Ricardo Rodríguez, que dão nome ao circuito, foi o director escolhido pelo presidente para dar andamento ao projecto.
Em 1959 a obra ficou pronta. A cerimónia da inauguração aconteceu no dia 20 de Dezembro de 1959 com a corrida das 500 milhas da Cidade do México, que o piloto Pedro Rodríguez ganhou, com o seu irmão Ricardo a terminar em 3º lugar, atrás de Moisés Solana, o principal responsável por levar a F1 nos anos sessenta, ao México.
Em Novembro de 1962, o circuito recebeu uma corrida de F1 mas que não contou para o campeonato. Nos treinos para a prova, Pedro Rodríguez teve um violento acidente na curva Peraltada e acabou por morrer no local. A direcção do então Autódromo Magdalena Mixhuca decidiu homenageá-lo e alterou o nome do circuito para Autódromo Ricardo Rodriguez.
Em 1963 foi realizada a primeira corrida de F1 a contar para o Campeonato do Mundo. Jim Clark em Lotus-Climax começou por conquistar a pole-position, depois na corrida fez a volta mais rápida e conquistou a vitória com uma larga vantagem sobre Jack Brabham.
Entre 1963 e 1970 a F1 visitou a Cidade do México. Durante esses oito anos, o Autódromo Ricardo Rodríguez fechou a temporada e foi o palco da decisão do título de Campeão Mundial de Pilotos por várias vezes. John Surtees em 1964, Denny Hulme em 1967 e Graham Hill em 1968, foram os pilotos que saíram do México com o título de Campeões do Mundo. Em 1965 Richie Ginther conquistou a sua primeira vitória na F1 e também a da equipa Honda no traçado mexicano.
Em 1971, Pedro Rodriguez morreu devido a acidente numa prova de carros de turismo na Alemanha. A sua morte comoveu o país e levou a que o presidente mexicano, Luis Echeverría, incluísse o nome do piloto no Autódromo Ricardo Rodriguez, que acabou por se tornar Autódromo Hermanos Rodríguez.
Depois de quinze anos de ausência a F1 regressou ao México em 1986. O circuito tinha sofrido duas pequenas alterações nas curvas Espiral e Horquilla. Na corrida que estreou o renovado circuito, o austríaco Gerhard Berger em Benetton-BMW foi o vencedor e estreou-se a ganhar na F1. Já em 1990 a prova ficou marcada pela corajosa ultrapassagem de Nigel Mansell a Gerhard Berger na curva Peraltada. O piloto britânico da Ferrari ultrapassou o McLaren-Honda de Berger por fora em plena curva, um local quase impossível para se ultrapassar. No ano seguinte, Ayrton Senna teve um acidente na Peraltada nos treinos, com o seu McLaren-Honda a sair de pista, a bater nos pneus de protecção e a ficar de rodas para o ar, no entanto o piloto brasileiro acabou por sair ileso do acidente. Em 1992 Michael Schumacher obteve o seu primeiro pódio com o 3º lugar.
Depois de 1992 a F1 voltou a estar longe do México e só voltou em 2015. O circuito sofreu alterações significativas com a orientação de Hermann Tilke, com a maior alteração a acontecer na Peraltada.
Nico Rosberg em Mercedes dominou todo o fim-de-semana no retorno da F1 ao Autódromo Hermanos Rodríguez, o piloto alemão conquistou a pole-position, fez a volta mais rápida e ganhou a corrida. Lewis Hamilton levou o seu Mercedes à vitória em 2016 e 2019 e pelo meio Max Verstappen em Red Bull venceu as duas provas de 2017 e 2018. Depois de um ano de interregno, devido à pandemia do coronavírus, a F1 voltou ao México e o Circuito Hermanos Rodríguez foi a casa do Grande Prémio da Cidade do México em 2021 e 2022, com Verstappen em Red Bull a vencer ambas as provas.
O Circuito Hermanos Rodríguez recebeu a F1 por 22 ocasiões. Max Verstappen e a Red Bull, com quatro vitórias, são os recordistas.

Sem comentários: