12 de janeiro de 2022

JOHN COOPER

 

John Newton Cooper nasceu no dia 17 de Julho de 1923 em Surbiton, Inglaterra.
John Cooper deixou os estudos aos 15 anos e começou a trabalhar como aprendiz de mecânico na oficina do seu pai. Mais tarde serviu na Royal Air Force como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. 
Após o término da guerra, John e o seu pai, começaram a construir pequenos carros de corrida, leves e baratos, para os jovens que tinham aspirações a chegar a pilotos de corrida e que tinham poucos recursos financeiros. Na verdade o Cooper 500 de F3 revolucionou o desporto automóvel por ser o primeiro carro de corrida com motor traseiro. O carro foi um enorme sucesso de vendas e deu a possibilidade a John e Charles Cooper de criarem a sua própria empresa, a Cooper Car Company, em 1947. 
John Cooper nunca mostrou muita importância à história da decisão que, ele e o seu pai, tiveram para colocar o motor na parte traseira do carro, insistindo sempre que foi por conveniência. Foi Owen Maddock quem projetou o carro e como o motor a usar seria um JAP de moto, o mais prático foi coloca-lo na traseira.
Nos primeiros tempos, John Cooper também desempenhava a função de piloto, mas com o constante crescimento da empresa, John passou a ter cada vez menos disponibilidade para pilotar os carros e deixou essa função para os pilotos profissionais.
Em 1950, a Cooper estreou-se no Campeonato do Mundo de F1, no Grande Prémio do Mónaco.
Durante a década de cinquenta e início da de sessenta, foram vários os pilotos lendários que pilotaram para a Cooper, Mike Hawthorn, Stirling Moss, Maurice Trintignant, Bruce McLaren e Jack Brabham, que venceu o Campeonato Mundial de Pilotos em 1959 e 1960, também nesses dois anos a equipa Cooper conquistou o Campeonato do Mundo de Construtores.
No ano de 1959, aquando do Grande Prémio dos Estados Unidos, em Sebring, John Cooper conheceu o piloto norte-americano Rodger Ward, campeão nacional da USAC e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. Ward ficou admirado com a facilidade que os carros Cooper faziam as curvas do circuito e convidou John Cooper a levar os seus carros para realizar uma sessão de testes na oval de Indianápolis. No outono de 1960 John Cooper levou um dos seus carros de F1 para efetuar o tal teste. Na segunda volta o monolugar pilotado por Jack Brabham rodou a uma velocidade média de 233,03 quilómetros por hora, o que lhe daria um lugar na terceira linha da grelha de partida da corrida desse ano. Rodger Ward ficou extremamente entusiasmado e acabou por também conduzir o carro. Depois desse dia, as equipas e pilotos norte-americanos viram que os seus carros de motor dianteiro tinham os dias contados.
No dia 12 de Abril de 2000, John Cooper foi presenteado com a Medalha de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pelos serviços prestados ao automobilismo britânico. 
John Cooper morreu no dia 24 de Dezembro de 2000.

Sem comentários: