Peter John Collins nasceu no dia 6 de Novembro de 1932 em Kidderminster, Inglaterra.
Filho de um vendedor de camiões e dono de uma garagem de mecânica, Collins começou a interessar-se por automóveis desde criança. Quando deixou a escola, com 16 anos, passou a trabalhar na garagem do seu pai como aprendiz e começou a competir em corridas locais amadoras.
Tal como muitos pilotos britânicos, Peter Collins iniciou a sua carreira na F3, com um Cooper 500, oferecido pelos seus pais, e venceu a corrida de 100 Milhas de Silverstone em 1949. Depois de ter passado mais um ano a competir com o Cooper 500, passou a correr com um JBS, equipado com um motor de mota Norton, em 1951. Nesse mesmo ano, numa festa organizada pela ex-piloto, do tempo do pré-guerra, Kay Petre, Collins conheceu John Wyer, o chefe de equipa da Aston Martin, que o convidou para fazer um teste em Silverstone. Durante o teste a Aston Martin e a equipa de F2 HWM fundiram-se, e Peter Collins passou a integrar a formação britânica e juntou-se aos outros dois pilotos, Lance Macklin e Stirling Moss.
Em 1952, no Grande Prémio da Suíça, a primeira corrida da temporada, Peter Collins estreou-se no Campeonato do Mundo de F1. O britânico acabou por desistir na 12ª volta com problemas no seu carro. Collins disputou mais três corridas nesse ano, tendo desistido por duas vezes e terminado em 6º em França.
No ano de 1953, Collins continuou com a HWM e participou em quatro provas, mas sem conseguir obter resultados relevantes.
No ano seguinte, Peter Collins disputou duas corridas com a Vanwall, tendo desistido em Inglaterra e terminado no 7º lugar em Monza, onde se disputou o Grande Prémio de Itália.
Em 1955, Collins voltou a correr em apenas duas provas, também em Inglaterra e em Itália, mas dessa vez aos comandos de um Maserati 250F. O azar voltou a acompanhar o britânico que desistiu em ambas as provas.
Em 1956, Peter Collins foi contratado pela Ferrari. Depois de ter desistido na Argentina, a prova inaugural do campeonato, o piloto britânico obteve os seus primeiros pontos e também o seu primeiro pódio na F1 com o 2º lugar no Mónaco. No Grande Prémio da Bélgica, a quarta corrida da temporada, Collins conquistou a sua primeira vitória. Na prova seguinte, em França, o britânico voltou a subir ao degrau mais alto do pódio e nas restantes três corridas foi 2º em Inglaterra e em Itália e desistiu na Alemanha. Nas contas finais do Campeonato do Mundo de Pilotos, Collins obteve o 3º lugar com 25 pontos, menos oito do que Juan Manuel Fangio e três que Stirling Moss.
Em 1957, Collins continuou com a Ferrari mas os resultados já não foram tão positivos como tinham sido no ano anterior. Nas seis corridas que disputou, pontuou em metade. Foi 3º em França e na Alemanha e 4º em Inglaterra.
No ano seguinte e apesar da Ferrari ter um carro melhor do que tinha sido usado na temporada anterior, os resultados de Collins não começaram por ser os melhores e após as primeiras quatro provas do campeonato, tinha apenas pontuado no Grande Prémio do Mónaco, onde conseguiu o 3º lugar. Mas Collins melhorou e após ter sido 5º em França, ganhou o Grande Prémio de Inglaterra, na frente do seu companheiro de equipa e compatriota, Mike Hawthorn. Na corrida seguinte, em Nurburgring, onde se correu o Grande Prémio da Alemanha, Peter Collins sofreu um grave acidente na 11ª volta, quando perdeu o controlo do seu Ferrari e saiu de pista, com o carro a bater numa vala. Collins foi cuspido para fora do carro e embateu contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colónia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Para além da F1, Peter Collins disputou as 24 Horas de Le Mans por sete vezes, entre 1952 e 1958, tendo vencido a classe S3.0 em 1955 e 1956 ao volante de um Aston Martin DB3S. Participou por cinco vezes nas 12 Horas de Sebring e ganhou em 1958 com um Ferrari 250 TR 58. Correu também a Mille Miglia entre 1953 e 1957, tendo terminado no 2º lugar em 1956 com um Ferrari 860 Monza.
Peter Collins esteve sete anos envolvido na F1. Disputou 32 Grandes Prémios. Conquistou 3 vitórias e 9 pódios.
Sem comentários:
Enviar um comentário