19 de maio de 2021

JACK BRABHAM


Sir John Arthur Brabham, mais conhecido como Jack Brabham, nasceu no dia 2 de Abril de 1926 em Hurstville, Austrália.
Desde criança que Jack Brabham conviveu com mecânicos e carros, tendo aprendido a conduzir com apenas 12 anos o carro da família e os camiões da mercearia do seu pai. 
Jack entrou na Universidade Técnica, onde estudou carpintaria, metalurgia e desenho técnico. Com 15 anos, decidiu deixar a escola e passar a trabalhar numa oficina de mecânico automóvel perto de sua casa, ao mesmo tempo que durante a noite, tirava o curso de engenharia mecânica. Já com o curso concluído e com mais experiencia adquirida em mecânica, passou a comprar, reparar e vender motos, usando um anexo, nas traseiras, de casa dos seus pais.
A 19 de Maio de 1944, Jack Brabham alistou-se na Royal Australian Air Force, com o objetivo de ser piloto de aviões, mas acabou por ficar como mecânico, pois já havia excesso de tripulação formada. Quando completou 20 anos, no dia 2 de Abril de 1946, passou à reserva com o posto de Primeiro Aviador.
Pouco tempo depois, Jack Brabham começou a competir em kartings, depois de Johnny Schonberg, um amigo seu norte-americano, o ter convencido a assistir a uma corrida. Brabham não ficou maravilhado, pois achava que os pilotos eram todos lunáticos e só ficou convicto em pilotar quando Schonberg deixou de correr, por influência da sua esposa.
Depressa Jack Brabham descobriu que tinha talento para ser piloto de automobilismo e venceu várias corridas. 
No início da década de cinquenta, comprou e alterou diversos carros da Cooper Car Company, equipa inglesa de automobilismo. Até ao final de 1954, Brabham ganhou muitas corridas. Nesse ano, Dean Delamont, dirigente máximo de competições do Royal Automobile Club no Reino Unido, convenceu Jack a competir durante uma temporada na Europa.
No início de 1955, Brabham viajou sozinho para Inglaterra, onde comprou um Cooper, para competir em eventos nacionais. As várias visitas que fazia à fábrica da Cooper, para comprar peças para o seu carro, levaram a cimentar uma grande amizade com Charlie e John Cooper, fundadores da equipa. 
No dia 16 de Julho de 1955, Jack Brabham, estreou-se na F1 no Grande Prémio de Inglaterra em Aintree, ao volante de um Cooper-Bristol. Depois de largar do 25º e último lugar, foi obrigado a desistir na 30ª volta com problemas de motor. 
Depois da estreia, Brabham apenas voltou a uma prova de F1 no ano seguinte, precisamente no Grande Prémio de Inglaterra mas em Silverstone. Conduzindo um Maserati, o desfecho da corrida foi o mesmo do ano anterior, percorrendo apenas 3 voltas.
Em 1957, Brabham voltou à Cooper, equipa que representou durante cinco anos. Nesse ano disputou quatro provas mas nunca conseguiu pontuar. Os primeiros pontos que conseguiu na F1 apareceram no ano seguinte, quando foi 4º classificado no Grande Prémio do Mónaco.
Depois de ter pontuado pela primeira vez na F1 em Monte Carlo, Jack Brabham venceu a sua primeira corrida de F1 no Grande Prémio do Mónaco de 1959, onde liderou 19 voltas, da 82ª até à 100ª. Depois de um 2º lugar na Holanda e um 3º em França, Brabham regressou às vitórias em Inglaterra, onde também obteve a sua primeira pole-position na F1. Após dois abandonos na Alemanha e em Portugal, no Circuito de Monsanto, conseguiu ser 3º em Itália e 4º nos Estados Unidos, sagrando-se Campeão Mundial de Pilotos, com a Cooper a vencer o título de Campeão do Mundo de Construtores.
Em 1960, Jack Brabham teve um início de campeonato para esquecer, com o abandono na Argentina e a desclassificação no Mónaco, mas com a vitória nas seguintes cinco provas, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal, e com o 4º lugar nos Estados Unidos, Jack Brabham revalidou o titulo de Campeão do Mundo de Pilotos e levou a Cooper a repetir a conquista do titulo de Campeão Mundial de Construtores.
O ano de 1961, foi para esquecer. Das oito provas do campeonato, Brabham apenas terminou duas, obtendo o 4º lugar em Inglaterra e o 6º lugar na Holanda.
Em 1962, Jack Brabham criou a sua própria equipa, a Brabham Racing Organisation e depois das cinco primeiras provas do campeonato, onde conduziu um chassis Lotus, estreou o Brabham BT3 no Grande Prémio da Alemanha, tornando-se no primeiro piloto de F1 a pontuar com um carro que levava o seu nome no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde conseguiu o 4º lugar.
Nos três anos seguintes, Jack Brabham conseguiu quatro pódios, com o 2º lugar no Grande Prémio do México de 1963 a ser o melhor resultado obtido.
Em 1966, a combinação do chassis Brabham BT19 projetado por Ron Tauranac e o motor Repco, proporcionaram o regresso às vitórias de Jack Brabham, depois de ter estado cinco anos afastado do lugar mais alto do pódio. Com a vitória no Grande Prémio de França em Reims, Jack Brabham tornou-se no primeiro homem a vencer uma prova de F1 num carro construído por si. Jack venceu também em Inglaterra, Holanda e Alemanha, conseguindo quatro triunfos consecutivos. Com 40 anos de idade, Jack Brabham foi alvo da imprensa especializada que já o considerava velho para a F1, o que o levou a caminhar para o seu carro, na grelha de partida da corrida holandesa, a mancar, com uma longa barba falsa e apoiado numa bengala. No final do campeonato, Jack Brabham conquistou o seu terceiro título de Campeão do Mundo de Pilotos. A sua equipa, venceu o Campeonato Mundial de Construtores.
Em 1967, Jack Brabham venceu em França e no Canada, conseguindo o 2º lugar na Holanda, Alemanha, Itália e México, terminando o campeonato em 2º lugar, atrás do seu companheiro de equipa Dennis Hulme. A Brabham repetiu a vitória no Campeonato Mundial de construtores.
No ano seguinte, Jack Brabham, apenas terminou duas das doze provas do campeonato, conseguindo apenas dois pontos com o 5º lugar no Grande Prémio da Alemanha.
Em 1969, obteve a pole-position na primeira prova do campeonato na África do Sul, somando depois mas três desistências nas três primeiras corridas da temporada e apenas um ponto com o 6º lugar no Grande Prémio da Holanda. Dias depois, quando realizava testes, sofreu um acidente que o deixou com graves ferimentos num pé, obrigando-o a ficar de fora em três provas. Voltou às corridas antes do final do ano para ainda ser 2º no Canada e 3º no México.
Em 1970, Jack Brabham já tinha prometido à sua esposa que iria deixar a F1, mas como não conseguiu contratar pilotos de primeira linha, decidiu continuar por mais um ano. Jack começou o campeonato da melhor maneira, ao vencer o Grande Prémio da África do Sul, sendo essa a sua última vitória na F1. Depois foi 2º no Mónaco, onde liderou desde a 28ª à 79ª e penúltima volta, depois do 3º lugar em França, Jack voltou a terminar no 2º lugar em Inglaterra, e esta foi a ultima vez que subiu ao pódio numa corrida de F1. O Grande Prémio do México, derradeira prova da campeonato, foi onde Jack Brabham de despediu da F1. Nesse ano ainda disputou as 24 Horas de Le Mans, terminando em 8º lugar, e as 500 Milhas de Indianápolis, tendo desistido. 
Depois de deixar as pistas, Jack Brabham mudou-se, com a sua família, para uma quinta nos arredores de Sydney. 
Jack Brabham foi o primeiro piloto de corridas do pós-guerra a ser nomeado cavaleiro, quando recebeu a honra em 1978 pelos serviços prestados ao automobilismo.
Brabham continuou envolvido em eventos de automobilismo, aparecendo em provas de carros históricos um pouco por todo o mundo, onde normalmente conduzia os seus antigos carros Cooper e Brabham até o início dos anos 2000. Em 1999, depois de competir no Goodwood Revival aos 73 anos de idade, Jack comentou que conduzir o impedia de envelhecer.
No dia 19 de Maio de 2014, Jack Brabham morreu na sua casa, aos 88 anos de idade. A seu pedido, as suas cinzas foram espalhadas no Tamborine Mountain Skywalk em Queensland na Austrália pela sua esposa, Lady Margaret Brabham, a 4 de Setembro de 2014.
Jack Brabham esteve 16 anos na F1. Disputou 123 Grandes Prémios, conquistou 14 vitórias, 13 pole-positions, 12 voltas mais rápidas e 31 pódios. Sagrou-se Campeão do Mundo em 1959,1960 e 1966.

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