9 de outubro de 2022

JEAN-PIERRE JABOUILLE

 

Jean-Pierre Alain Jabouille nasceu no dia 1 de Outubro de 1942 em Paris, França.
O seu interesse por corridas e automobilismo apareceu depois de ter estudado Arte Moderna na Universidade Sorbonne em Paris. Em 1965 começou a disputar corridas de montanha ao volante do seu Alpine A110 e venceu a prova de Mont-Dore, onde aplicou os seus conhecimentos de engenharia mecânica e bateu os Alpine de fábrica. No ano seguinte correu em circuito com um Renault 8 Gordini e depois de ter passado pela F3 francesa e pela F2 europeia, tendo sido campeão em 1976, Jabouille já só pensava em entrar na F1.
Depois de duas tentativas frustradas, em 1974,  para tentar se qualificar para o Grande Prémio de França, com a Iso-Marlboro, e também para o Grande Prémio da Áustria, com a Surtees, Jabouille estreou-se na F1 com a Tyrrell no Grande Prémio de França de 1975, terminando a corrida no 12º lugar.
Em 1977, Jabouille foi contratado pela Renault. A equipa francesa fazia a sua estreia na F1 com um motor turbo V6 1.5L, o primeiro motor turbo usado com regularidade na categoria máxima do desporto automóvel. Jabouille e a Renault disputaram quatro corridas nesse ano (Inglaterra, Holanda, Itália e Estados Unidos), em todas desistiu com problemas mecânicos e no Canadá não se qualificou para a corrida.
Em 1978, Jean-Pierre Jabouille continuou com a Renault. Depois de ter faltado às duas corridas inaugurais da temporada, na Argentina e no Brasil, Jabouille e a Renault disputaram todas as restantes 14 corridas do campeonato. O monolugar francês continuou a sofrer de problemas de fiabilidade e Jabouille viu-se obrigado a desistir em nove provas. A primeira corrida que terminou, foi o Grande Prémio do Mónaco, onde conseguiu o 10º lugar. No penúltimo Grande Prémio da temporada, nos Estados Unidos, Jabouille levou o Renault RS01 ao 4º lugar e assim obteve os seus primeiros pontos na F1.
No ano seguinte, Jabouille teve René Arnoux como companheiro de equipa. Os Renault continuaram com falta de fiabilidade mas já começavam a ser rápidos e competitivos, o que possibilitou a Jabouille obter a sua primeira pole-position no Grande Prémio da África do Sul, mas na corrida desistiu com problemas de motor. Jabouille voltou a conseguir a pole-position no Grande Prémio de França, corrida onde conquistou a sua primeira vitória na F1 o que foi também a primeira da Renault e de um motor turbo na história da categoria. 
Em 1980, Jean Pierre Jabouille continuou com a Renault. Nas treze corridas que disputou nesse ano, apenas terminou duas. Foi 10º em Long Beach e venceu na Áustria. Na penúltima corrida do campeonato, no Canadá, Jabouille sofreu um violento acidente em que fraturou ambas as pernas.
Em 1981, Jabouille estava de volta mas com a equipa Ligier. Depois de não se ter qualificado por duas vezes (Argentina e Mónaco) e de ter desistido por três ocasiões (San Marino, Bélgica e Espanha), Jabouille colocou um ponto final na sua carreira de piloto de F1, no entanto continuou na equipa Ligier como parte da administração. 
Alguns anos depois, Jabouille disputou corridas de Sport-Protótipos. Correu nas 24 Horas de Le Mans treze vezes, sendo 3º em 1973 e 1974 com a Matra e em 1992 e 1993 ao volante de um Peugeot.
Em 1994, assumiu o cargo de Diretor da Peugeot Sport. De 1996 a 2005 voltou às pistas para disputar corridas de GT.
No dia 2 de Fevereiro de 2023, Jean Pierre Jabouille faleceu, com 80 anos.
Jean Pierre Jabouille esteve sete anos na F1. Disputou 49 Grandes Prémios. Conquistou 2 vitórias, 6 pole-positions e 2 pódios. Pontuou em apenas 3 corridas. 

Sem comentários: