12 de agosto de 2024

MARCH 881

 

O March 881, foi o 16º monolugar de F1 construído pela equipa britânica, March Engineering.
Projectado por Adrian Newey, impulsionado pelo motor Judd V8 e com o italiano Ivan Capelli e o brasileiro Maurício Gugelmin como pilotos, o March 881 foi um dos melhores carros atmosféricos do Campeonato do Mundo de F1 de 1988.
Adrian Newey, que desenhou o seu primeiro carro de F1, concebeu um monolugar curto, com uma aerodinâmica aprimorada e que deu prioridade aos detalhes, como o nariz ligeiramente elevado.
Depois de um início de campeonato algo difícil, Capelli terminou em 5º lugar no Grande Prémio do Canadá. Em Inglaterra foi Gugelmin a terminar no 4º lugar e a dar início a um período de seis provas com a equipa inglesa a terminar sempre nos lugares pontuáveis. Em SPA, Capelli largou do 14º lugar e terminou em 3º, dando o primeiro pódio, desde 1976, à March. No Estoril, o piloto italiano saiu da 3ª posição da grelha de partida e terminou a corrida em 2º, atrás do McLaren de Alain Prost. Na penúltima prova do campeonato, no Japão, Ivan Capelli partiu em 4º e na volta 16 chegou a liderar a prova, sendo esta a primeira vez, em quatro anos, que um carro atmosférico liderou um Grande Prémio. 
No final do campeonato, a March terminou na 6ª posição entre os Construtores, com 22 pontos conquistados. No Campeonato de Pilotos, Capelli foi 7º com 17 pontos e Gugelmin 13º com 5 pontos.
O March 881 ainda foi usado nas primeiras duas corridas do Campeonato do Mundo de 1989. Na prova inaugural, no Brasil, Gugelmin terminou no 3º lugar, logo atrás do Ferrari de Nigel Mansell e do McLaren-Honda de Alain Prost, e apesar de a equipa ter usado o novo modelo nas corridas seguintes, os pontos conquistados por Gugelmin em Jacarepaguá foram os únicos da March em todo o campeonato.

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