Mika Pauli Hakkinen nasceu no dia 28 de Setembro de 1968
em Vantaa, Finlândia.
Tinha cinco anos de idade quando começou a andar de
karting. Dois anos depois, na pista de Keimola, Hakkinen ganhou a sua primeira
corrida. Em 1978 e 1979, conquistou o campeonato regional de karting. Em 1981,
Hakkinen, ganhou o seu primeiro grande título de kart, a classe de 85cc do
Campeonato Finlandês de Karting. Foi o vencedor do Memorial Ronnie Peterson em
1982, quatro vezes campeão finlandês de karting de 1983 a 1986, três vezes
campeão de Fórmula Ford em 1987 (finlandês, sueco e nórdico). Em 1990 conquistou
o campeonato britânico de Formula 3.
Na primeira prova do Mundial de 1991, no Grande Prémio
dos Estados Unidos, Mika Hakkinen estreou-se na F1 ao volante de um Lotus-Judd.
Na corrida, Hakkinen largou em 13º lugar mas abandonou a prova na 59ª volta com
problemas de motor. O melhor resultado que obteve nessa temporada foi o 5º
lugar no Grande Prémio de San Marino, onde conquistou 2 pontos, os mesmos com
que terminou o campeonato e que lhe valeram ser o 16º classificado no
campeonato.
A temporada seguinte já foi um pouco melhor, Hakkinen
conseguiu o 4º lugar no Grande Prémio de França e no Grande Prémio da Hungria, conquistou
um quinto lugar e três sextos lugares, e terminou em oitavo no campeonato com
11 pontos, um desempenho muito bom em relação ao carro que dispunha. Impressionado,
Ron Dennis decide levá-lo para a McLaren.
Em 1993, foi como piloto de testes que Mika Hakkinen
entrou para a sua nova equipa. Com a dispensa de Michael Andretti, Hakkinen
passou a ocupar o segundo monolugar da McLaren ao lado de Ayrton Senna. O
finlandês disputou as últimas três provas do campeonato. No Grande Prémio do
Japão, conquistou o primeiro pódio de sua carreira, com um 3º lugar.
Os anos de 1994 e 1995 não foram propriamente bons. Como
piloto principal da McLaren, Hakkinen no conjunto dos dois anos conquistou oito
pódios, com três segundos lugares. Na última corrida de 1995, o Grande Prémio
da Austrália em Adelaide, Hakkinen sofreu um grave acidente durante os treinos
de sexta-feira. O rebentamento de um pneu fez com que o piloto finlandês
perdesse o controlo do carro que colidiu de lado no muro da curva mais rápida
do circuito, onde os monolugares chegam a uma velocidade estimada de 320 km /
h. Hakkinen sofreu uma fractura no crânio, sangramento interno e obstrução das
vias aéreas. A sua vida foi salva pelos esforços da equipa médica na pista, que
incluía médicos do Royal Adelaide Hospital, um dos quais realizou uma cricotireoidostomia
de emergência na pista. Hakkinen foi imediatamente transportado para o Hospital
Royal Adelaide, que por sorte ficava a apenas meio quilómetro do circuito.
Durante dois meses permaneceu no hospital, em estado crítico sob os cuidados do
Serviço de Trauma, Unidade Neurocirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva. Teve
depois uma rápida recuperação e ficou apto para voltar a competir. Como forma
de agradecimento pela atenção médica que recebeu, Mika Hakkinen doou uma
quantia não revelada em dinheiro para ajudar a construir um heliporto necessário
para o Royal Adelaide Hospital, onde fez questão de estar presente na cerimónia
de inauguração oficial em Março de 1997.
De volta às pistas em 1996, a temporada resume-se a
quatro pódios, todos com o terceiro lugar.
O ano de 1997 começou com o terceiro lugar conquistado no
Grande Prémio da Austrália em Melbourne. No Grande Prémio do Luxemburgo,
disputado no circuito alemão de Nurburgring, Mika assina a sua primeira
pole-position da carreira. Liderou grande parte da corrida mas desistiu com
problemas de motor na 43ª volta. Na última corrida do ano, o Grande Prémio da
Europa em Jerez, Mika Hakkinen conquistou a sua primeira vitória na F1.
Em 1998 o finlandês venceu por oito vezes e terminou
outras três no pódio, com mais 1 quarto lugar e 1 sexto, o que lhe permitiu
obter 100 pontos no final da temporada e festejar pela primeira vez na sua
carreira o título de Campeão Mundial de F1.
No ano seguinte já não foi tão produtivo em termos de
vitórias, pois venceu “apenas” por cinco vezes, mas o resultado final foi
idêntico ao ano anterior. Campeão do Mundo.
Em 2000 as quatro vitórias conquistadas e os sete
segundos lugares não chegaram para revalidar o título e o finlandês acabou a
temporada como vice-campeão.
O ano de 2001 foi ainda pior. Hakkinen venceu duas
provas, o Grande Prémio de Inglaterra e o Grande Prémio dos Estados Unidos, a
sua última vitória na F1. No final da temporada anunciou que iria deixar a
Formula 1 para se dedicar mais à sua família.
Em 2005 estreou-se no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM),
Campeonato Alemão de Turismo, onde ao volante de um Mercedes disputou as
temporadas de 2005, 2006 e 2007, conquistando por três vezes a vitória.
Em 2011 e 2013, Hakkinen foi convidado a participar em
algumas corridas de resistência na China, ao volante de um Mercedes-Benz SLS
AMG.
Mika Hakkinen esteve 11 anos envolvido na F1. Disputou 161 Grandes Prémios. Conquistou 20 vitórias, 26 pole-positions, 25 voltas mais rápidas e 51 pódios.
Sem comentários:
Enviar um comentário