11 de novembro de 2020

MIKA HAKKINEN

 

Mika Pauli Hakkinen nasceu no dia 28 de Setembro de 1968 em Vantaa, Finlândia.
Tinha cinco anos de idade quando começou a andar de karting. Dois anos depois, na pista de Keimola, Hakkinen ganhou a sua primeira corrida. Em 1978 e 1979, conquistou o campeonato regional de karting. Em 1981, Hakkinen, ganhou o seu primeiro grande título de kart, a classe de 85cc do Campeonato Finlandês de Karting. Foi o vencedor do Memorial Ronnie Peterson em 1982, quatro vezes campeão finlandês de karting de 1983 a 1986, três vezes campeão de Fórmula Ford em 1987 (finlandês, sueco e nórdico). Em 1990 conquistou o campeonato britânico de Formula 3.
Na primeira prova do Mundial de 1991, no Grande Prémio dos Estados Unidos, Mika Hakkinen estreou-se na F1 ao volante de um Lotus-Judd. Na corrida, Hakkinen largou em 13º lugar mas abandonou a prova na 59ª volta com problemas de motor. O melhor resultado que obteve nessa temporada foi o 5º lugar no Grande Prémio de San Marino, onde conquistou 2 pontos, os mesmos com que terminou o campeonato e que lhe valeram ser o 16º classificado no campeonato.
A temporada seguinte já foi um pouco melhor, Hakkinen conseguiu o 4º lugar no Grande Prémio de França e no Grande Prémio da Hungria, conquistou um quinto lugar e três sextos lugares, e terminou em oitavo no campeonato com 11 pontos, um desempenho muito bom em relação ao carro que dispunha. Impressionado, Ron Dennis decide levá-lo para a McLaren.
Em 1993, foi como piloto de testes que Mika Hakkinen entrou para a sua nova equipa. Com a dispensa de Michael Andretti, Hakkinen passou a ocupar o segundo monolugar da McLaren ao lado de Ayrton Senna. O finlandês disputou as últimas três provas do campeonato. No Grande Prémio do Japão, conquistou o primeiro pódio de sua carreira, com um 3º lugar.
Os anos de 1994 e 1995 não foram propriamente bons. Como piloto principal da McLaren, Hakkinen no conjunto dos dois anos conquistou oito pódios, com três segundos lugares. Na última corrida de 1995, o Grande Prémio da Austrália em Adelaide, Hakkinen sofreu um grave acidente durante os treinos de sexta-feira. O rebentamento de um pneu fez com que o piloto finlandês perdesse o controlo do carro que colidiu de lado no muro da curva mais rápida do circuito, onde os monolugares chegam a uma velocidade estimada de 320 km / h. Hakkinen sofreu uma fractura no crânio, sangramento interno e obstrução das vias aéreas. A sua vida foi salva pelos esforços da equipa médica na pista, que incluía médicos do Royal Adelaide Hospital, um dos quais realizou uma cricotireoidostomia de emergência na pista. Hakkinen foi imediatamente transportado para o Hospital Royal Adelaide, que por sorte ficava a apenas meio quilómetro do circuito. Durante dois meses permaneceu no hospital, em estado crítico sob os cuidados do Serviço de Trauma, Unidade Neurocirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva. Teve depois uma rápida recuperação e ficou apto para voltar a competir. Como forma de agradecimento pela atenção médica que recebeu, Mika Hakkinen doou uma quantia não revelada em dinheiro para ajudar a construir um heliporto necessário para o Royal Adelaide Hospital, onde fez questão de estar presente na cerimónia de inauguração oficial em Março de 1997.
De volta às pistas em 1996, a temporada resume-se a quatro pódios, todos com o terceiro lugar.
O ano de 1997 começou com o terceiro lugar conquistado no Grande Prémio da Austrália em Melbourne. No Grande Prémio do Luxemburgo, disputado no circuito alemão de Nurburgring, Mika assina a sua primeira pole-position da carreira. Liderou grande parte da corrida mas desistiu com problemas de motor na 43ª volta. Na última corrida do ano, o Grande Prémio da Europa em Jerez, Mika Hakkinen conquistou a sua primeira vitória na F1.
Em 1998 o finlandês venceu por oito vezes e terminou outras três no pódio, com mais 1 quarto lugar e 1 sexto, o que lhe permitiu obter 100 pontos no final da temporada e festejar pela primeira vez na sua carreira o título de Campeão Mundial de F1.
No ano seguinte já não foi tão produtivo em termos de vitórias, pois venceu “apenas” por cinco vezes, mas o resultado final foi idêntico ao ano anterior. Campeão do Mundo.
Em 2000 as quatro vitórias conquistadas e os sete segundos lugares não chegaram para revalidar o título e o finlandês acabou a temporada como vice-campeão. 
O ano de 2001 foi ainda pior. Hakkinen venceu duas provas, o Grande Prémio de Inglaterra e o Grande Prémio dos Estados Unidos, a sua última vitória na F1. No final da temporada anunciou que iria deixar a Formula 1 para se dedicar mais à sua família.
Em 2005 estreou-se no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM), Campeonato Alemão de Turismo, onde ao volante de um Mercedes disputou as temporadas de 2005, 2006 e 2007, conquistando por três vezes a vitória.
Em 2011 e 2013, Hakkinen foi convidado a participar em algumas corridas de resistência na China, ao volante de um Mercedes-Benz SLS AMG.
Mika Hakkinen esteve 11 anos envolvido na F1. Disputou 161 Grandes Prémios. Conquistou 20 vitórias, 26 pole-positions, 25 voltas mais rápidas e 51 pódios.

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