27 de julho de 2022

PAUL RICARD

 

O circuito Paul Ricard é um autódromo que fica situado no sul de França, nos arredores da cidade de Le Castellet.
Criado por iniciativa do industrial Paul Ricard, fundador da marca de pastis Ricard, o circuito começou a ser construído nos finais dos anos sessenta. 
Com vários projetos diferentes em cima da mesa, Ricard optou por chamar os pilotos franceses, Henri Pescarolo e Jean-Pierre Beltoise, para darem a sua opinião sobre o desenho da pista. O local escolhido para a construção do circuito foi um terreno perto da cidade de Signes, onde Ricard já tinha construído um aeroporto para atender os seus interesses comerciais.
Em apenas dez meses o circuito, de 5.809 metros de extensão, foi construído. Com padrões bastantes modernos para a época, o circuito de Paul Ricard apresentou-se como um dos mais seguros do mundo, apesar da sua longa reta Mistral, com um quilómetro e meio de cumprimento, que terminava na rápida curva Signes, feita a alta velocidade mas apenas pelos pilotos mais corajosos.
A inauguração do circuito aconteceu em Abril de 1970, com uma corrida de protótipos de 2 litros que foi ganha pelo piloto britânico Brian Redman. 
No dia 4 de Julho de 1971, o circuito Paul Ricard sediou pela primeira vez o Grande Prémio de França de F1. Jackie Stewart, em Tyrrell-Ford, foi o grande dominador ao obter a pole-position e a volta mais rápida da corrida, liderou todas as 55 voltas da prova e assim conquistou a vitória na frente do seu companheiro de equipa, o gaulês François Cevert.
Depois desse ano de estreia, o circuito de Paul Ricard recebeu a F1 até 1990, alternando por cinco vezes (1974, 1977, 1979, 1981 e 1984), com o circuito de Dijon-Prenois e uma vez, em 1972, com o circuito de Charade. A partir de 1991, a F1 deixou Paul Ricard e rumou ao moderno autódromo de Magny-Cours, onde permaneceu nos dezoito anos seguintes. 
Em 1999, todo o complexo do circuito Paul Ricard, incluindo o aeroporto, foi adquirido pela Excelis Company, empresa do então “patrão” da F1, Bernie Ecclestone. O circuito foi completamente remodelado, com o antigo organizador do Grande Prémio de França entre 1985 a 1997, Philippe Gurdjian a ficar encarregue de coordenar a renovação do autódromo. 
As obras ficaram concluídas em 2001. O desenho da pista sofreu poucas alterações, com a mais significativa a ser uma chicane, com variações diferentes, introduzida a meio da reta Mistral. As maiores mudanças aconteceram nas escapatórias que passaram a ser em asfalto, com várias camadas diferentes de aderência para permitir que os pilotos consigam desacelerar os carros e evitar o embate nas barreiras de proteção. 
Em Junho de 2018, a F1 regressou a Paul Ricard para receber a 8ª prova do Campeonato do Mundo de F1. A Mercedes dominou a prova com Lewis Hamilton a conquistar a pole-position e a vitória, cabendo a Valtteri Bottas a volta mais rápida da corrida. No ano seguinte, Lewis Hamilton repetiu a pole-position e a vitória, com a volta mais rápida da corrida a ir parar às mãos de Sebastian Vettel da Ferrari. Em 2020 a corrida foi cancelada devido à pandemia. No ano de 2021, a Red Bull e Max Verstappen dominaram por completo, com o piloto holandês a alcançar a pole-position, a volta mais rápida e a vitória na corrida. Em 2022, Charles Leclerc colocou o Ferrari na pole-position e liderou a corrida até desistir na 17ª volta, entregando a vitória a Max Verstappen e à Red Bull.
O circuito de Paul Ricard marcou a carreira de dois pilotos de F1, mas por motivos bem diferentes. Em Julho de 1973, o sueco Ronnie Peterson conquistou a sua primeira vitória na F1 e em Maio de 1986, Elio de Angelis morreu durante uma sessão de testes.  
Nas 17 edições do Grande Prémio de França disputadas no circuito de Paul Ricard, foram 12 os pilotos vencedores e 9 as equipas. Alain Prost, com 4 triunfos é o piloto recordista, enquanto que do lado das equipas, Williams e McLaren, ambas com 3 triunfos, são as que contam com mais vitórias.

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