3 de março de 2021

JOHN SURTEES

 

John Norman Surtees nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1934 em Tatsfield, Inglaterra.
Filho de um antigo piloto de motos amador, John Surtees desde muito cedo que se sentiu atraído pela competição. Depois de começar como mecânico na oficina do seu pai, John passou para as corridas, onde chegou a ser o passageiro no side-car de corrida do seu pai.
Em 1951 estreou-se a correr em motos com uma HRD Vincent 500, conquistando a sua primeira vitória em Brands Hatch. No ano seguinte obteve um novo triunfo no circuito de Thruxton, mas logo depois sofreu um grave acidente que o afastou dos circuitos até 1954. 
Em 1955 tornou-se piloto oficial da Norton e primeiro piloto da MV Agusta. No ano seguinte sagrou-se Campeão do Mundo e deu início a um domínio absoluto nas categorias de 350 e 500c.c. entre 1958 e 1960, conquistando sete títulos mundiais.
O ano de 1960 marcou a sua estreia nos carros. Passou a disputar corridas de F2, onde conseguiu duas vitórias e abandonou definitivamente as motos.
No Grande Prémio do Mónaco de 1960 estreou-se na F1 ao volante de um Lotus-Climax. Depois de largar do 15º posto, Surtees foi obrigado a desistir na 17ª volta com problemas de transmissão. Na sua segunda corrida, o Grande Prémio de Inglaterra, Surtees surpreendeu toda a gente ao terminar a corrida em 2º lugar e na prova seguinte em Portugal, conquistou a pole-position no circuito da Boavista, e liderou a corrida até desistir na 37ª volta.
No ano de 1961, Surtees disputou a sua primeira temporada completa na F1 com um Cooper-Climax, no entanto a temporada não foi nada feliz e John apenas conquistou 4 pontos no campeonato através de dois 5ºs lugares, na Bélgica e na Alemanha.
No ano seguinte, Surtees passa a piloto oficial da Lola, terminando o campeonato em quarto lugar, graças a dois 5ºs, um 4º e dois 2ºs lugares.
Em 1963 John Surtees ingressou na Ferrari e foi ao volante da equipa italiana que conquistou a sua primeira vitória na F1, no Grande Prémio da Alemanha em Nurburgring.
No ano de 1964 e ainda a conduzir os carros de Enzo Ferrari, Surtees desistiu em quatro das dez provas do campeonato, no entanto as corridas que terminou foram todas no pódio, 3º em Inglaterra, 2º na Holanda, Estados Unidos e México e 1º na Alemanha e Itália. No final da temporada sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos.
Em 1965 a Ferrari não se mostrou ao nível da Lotus e John Surtees não conseguiu melhor que o 2º lugar no Grande Prémio da África do Sul, terminando o campeonato no 5º lugar. A meio do ano sofreu um grave acidente numa prova de endurance. Surtees saiu do acidente com um lado do corpo quatro polegadas mais curto que o outro. Os médicos fizeram o tratamento sem cirurgia, em parte esticando fisicamente o corpo até que a discrepância direita-esquerda estivesse praticamente inexistente.
Na temporada de 1966, Surtees começou com o abandono no Mónaco e a vitória na Bélgica. Mas um desentendimento com Eugenio Dragoni, diretor desportivo da Ferrari, levou-o a deixar a equipa de Enzo Ferrari. Passando a conduzir para a Cooper, Surtees ganhou o Grande Prémio do México depois de ter terminado em 2º na Alemanha e 3º nos Estados Unidos. Terminando o campeonato em 2º lugar.
Em 1967 ingressou na Honda e foi com a equipa nipónica que conquistou a sua última vitória na F1 no Grande Prémio de Itália em Monza.
No ano seguinte, ainda com a Honda, Surtees conquistou dois pódios com o 2º lugar no Grande Prémio de França e o 3º lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos.
Em 1969 mudou para a BRM onde terminou apenas três corridas do campeonato e obteve o 3º lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, o que foi o seu último pódio na F1.
Em 1970, John Surtees fundou a sua equipa de F1, a Surtees Racing Organization. Iniciou o campeonato com um McLaren, antes de passar a conduzir o seu próprio carro, o Surtees TS7, a partir do meio da temporada, com o qual conseguiu o 5º lugar no Grande Prémio do Canadá.
O ano de 1971 não foi melhor que o anterior. Um 5º lugar na Holanda e um 6º lugar em Inglaterra foram os melhores resultados que obteve.
Em 1972 apenas disputou o Grande Prémio de Itália. Largando do 22º lugar da grelha de partida, Surtees teve que desistir na 20ª volta com problemas no sistema de combustível. No final dessa prova deixou a carreira de piloto para se dedicar a comandar a sua equipa, até esta fechar as portas em 1978.
John Surtees esteve 13 anos na F1. Disputou 111 Grandes Prémios, conquistou 6 vitórias, 8 pole-positions, 11 voltas mais rápidas e 24 pódios. Sagrou-se Campeão Mundial em 1964. 
Foi o único piloto a ser Campeão do Mundo em motociclismo e automobilismo. 
John Surtees morreu no dia 10 de Março de 2017.

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