10 de agosto de 2022

FUJI

 

Fuji Speedway é o nome do circuito localizado na cidade de Shizuoka, no Japão.
Em 1960, foi apresentado um projecto para a construção de um circuito oval, inspirado no circuito de Daytona Speedway, para receber provas da nova competição, a Japan NASCAR Corporation.
No mês de Junho de 1964 as obras arrancaram, mas os responsáveis pela construção da pista, depressa perceberam que não havia dinheiro suficiente para a conclusão da obra. Os planos foram revistos e o desenho da pista foi alterado, ficando excluídos os planos de construir a oval, sendo concluída como uma pista convencional. A mudança do traçado forçou a Japan NASCAR a desistir do contrato, no entanto o nome Speedway manteve-se. 
Em Outubro de 1965 a Mitsubishi adquiriu o controlo do projecto e dois meses mais tarde o circuito foi inaugurado, com as corridas a realizarem-se no ano seguinte. A primeira grande estrela do automobilismo a correr no novo circuito foi o escocês Jim Clark, que participou numa prova de F3. 
A pista que era bastante rápida, apresentava uma primeira curva à direita e com uma inclinação de trinta graus, o que proporcionou vários acidentes, alguns graves. O destino da curva foi selado em 1974, quando os pilotos Hiroshi Kazato e Seiichi Suzuki morreram num acidente que deixou seis pessoas feridas. Uma nova curva, mais fechada, foi construída no final da recta da meta e a curva inclinada nunca mais foi usada.
Em 1976, o Circuito de Fuji recebeu o primeiro Grande Prémio do Japão que contou para o Campeonato do Mundo de F1. A corrida acabou por ter contornos dramáticos, tendo como protagonistas os dois pilotos que lutaram, durante toda a época, pelo título de campeão, o carismático piloto da McLaren James Hunt e a estrela da Ferrari Niki Lauda, que recuperou de forma milagrosa do seu acidente em Nurburgring. Chuva e nevoeiro apareceram no dia da corrida e depois de muitos atrasos a prova começou. Lauda decidiu desistir, após uma volta, por achar as condições perigosas o que deixou caminho livre para Hunt conquistar o título, mas a meio da corrida a chuva parou e a pista começou a secar, os pneus do McLaren de James Hunt sobreaqueceram e o piloto inglês viu-se forçado a uma paragem na box com dois pneus furados, saindo em 5º lugar, insuficiente para ser campeão, a faltar cinco voltas para o final da prova. Hunt passou a conduzir como um alucinado, conseguiu ultrapassar o Surtees-Ford de Alan Jones, o Ligier-Matra de Jacques Laffite e ainda o Ferrari de Clay Regazzoni, conseguindo terminar a corrida no 3º lugar, o necessário para se sagrar campeão do mundo. A corrida, essa foi ganha por Mario Andretti ao volante de um Lotus-Ford, que também obteve a pole-position.
Em 1977, Fuji sediou novamente o Grande Prémio do Japão. Mario Andretti em Lotus-Ford voltou a garantir a pole-position mas na corrida James Hunt assumiu a liderança ainda na primeira volta e venceu com mais de um minuto de vantagem sobre Carlos Reutemann em Ferrari. Mas a prova ficou marcada pelo acidente entre Gilles Villeneuve e Ronnie Peterson que matou duas pessoas, quando o Ferrari do piloto canadiano embateu no Tyrrell-Ford de Peterson e atingiu uma área onde se encontravam polícias e fotógrafos. O que fez a F1 deixar de visitar o Circuito de Fuji durante largos anos.
Em Outubro de 2000, a Toyota comprou o Fuji Speedway à Mitsubishi e anunciou planos para reconstruir o circuito de acordo com os padrões da F1. O engenheiro alemão Hermann Tilke foi contratado, para desenvolver os detalhes da renovação do circuito e em 2003 e remodelação teve inicio. Dois anos depois, o Circuito de Fuji reabriu e apresentava umas instalações ultramodernas e um traçado bem diferente do anterior.
Em 2007, Fuji Speedway voltou a receber a F1 com a organização do Grande Prémio do Japão. Tal como em 1976, a corrida foi disputada debaixo de chuva, o que fez com que a prova fosse bastante acidentada. Lewis Hamilton ao volante de um McLaren-Mercedes dominou em toda a linha e obteve a pole-position, a volta mais rápida da corrida e venceu a prova, alcançando a sua 4ª vitória na F1.
A F1 voltou a Fuji em 2008. Lewis Hamilton voltou a conquistar a pole-position, mas a corrida foi ganha por Fernando Alonso em Renault, que liderou 30 das 67 voltas da prova.
Tanto a corrida de 2007 como a de 2008 tiveram uma afluência de público abaixo do esperado e os administradores da F1 decidiram que o Grande Prémio do Japão passasse a ser dividido entre o circuito de Fuji e o circuito de Suzuka em anos alternados. Mas em 2009, depois da prova realizada em Suzuka, a recessão global atingiu fortemente a Toyota que abdicou de todas as suas obrigações na F1 e assim deixou cair a organização do Grande Prémio do Japão em Fuji.
Nos quatro anos que o Circuito de Fuji recebeu a F1 foram quatro os pilotos vencedores, Mario Andretti, James Hunt, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Nas equipas, a McLaren é a mais vitoriosa com 2 triunfos.

Sem comentários: