Owen Richard Maddock nasceu no dia 24 de Julho de 1925 em Epsom, no condado de Surrey na Inglaterra.
Filho do arquiteto Richard Maddock, Owen cresceu em Sutton e estudou engenharia no Kingston Technical College. Durante esse período, e já nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, serviu a Guarda Nacional britânica. Para além dos seus conhecimentos de engenharia, Maddock também foi um músico eficiente, capaz de tocar vários instrumentos, destacando-se no jazz, onde integrou várias bandas no final da década de 40 e início de 50.
Depois de terminada a formatura, tornou-se associado da Instituição de Engenheiros Mecânicos e em 1948 voltou ao Kingston Technical College para concluir um curso de reciclagem, sendo obrigado a estagiar durante dezoito meses numa oficina comercial. Na época, Surrey era o lar de alguns dos pequenos fabricantes de automóveis de competição do Reino Unido, como a AC, Alta e HWM, e foi para o automobilismo que Maddock dirigiu as suas atenções.
Depois de tentar entrar na HRD e na Trojan, Owen Maddock foi contratado pela Cooper Cars Company em Setembro de 1948. Antes de se dedicar a tempo inteiro a desenhar os carros de Charles Cooper e do seu filho, John Cooper, Maddock foi redator, montador, lojista e motorista da empresa.
Maddock tornou-se conhecido por ser perfeccionista e pelos detalhes que empregava nos seus desenhos, e a sua contribuição para o projeto dos carros de Cooper cresceu rapidamente. Na época do apogeu da Cooper, o processo de design era essencialmente uma combinação de três elementos, entre Owen Maddock, John Cooper e o piloto Jack Brabham.
Responsável pelos carros de F3, F2 e principalmente os de F1, Maddock teve nos modelos T43, T51 e T53 as suas melhores criações e que revolucionaram a forma de construir carros de corrida. O Cooper T43 foi o primeiro monolugar de F1 com motor traseiro a vencer uma corrida na categoria, sendo igualmente a primeira vitória da equipa na F1, no ano de 1958. Mas foi nos dois anos seguintes que Owen Maddock viu os carros projetados por si a terem grande sucesso na F1, ao conquistar os títulos de construtores em 1959 e 1960 e também o de pilotos através de Jack Brabham.
Nos anos seguintes a Cooper não conseguir intrometer-se na luta pelos títulos e Owen Maddock, cada vez mais, estava farto da F1 e do seu papel na Cooper, que não lhe dava tempo para se dedicar a outros projetos que tinha em mente.
Em Agosto de 1963, Maddock, deixou a Cooper para assumir o cargo de design na Saunders-Roe, uma empresa de engenharia aeronáutica sediada na Ilha de Wight. Maddock sentiu-se atraído pela empresa devido ao projeto de desenvolvimento de hovercraft. Alguns anos mais tarde, juntou-se a outros especialistas em propulsão e engenharia leve, na Elliot Turbo Machinery.
Owen Maddock passou os anos seguintes dedicado a organizar e a implementar as provas de hovercraft um pouco por todo o território britânico e criou o Hover Club da Grã-Bretanha, que se tornou no Hovercraft Club da Grã-Bretanha.
Apesar do seu envolvimento no hovercraft, Maddock nunca se desligou do automobilismo, mantendo sempre uma ligação com Bruce McLaren, envolvendo-se no projeto do primeiro carro de corrida da McLaren em 1964, o McLaren M1A. Mais tarde foi convidado a juntar-se à equipa March, mas recusou a proposta.
Owen Maddock sempre usou uma barba espeça, o que lhe valeu a alcunha de “O Barbas” enquanto trabalhava na Cooper. Constantemente praticava ciclismo e fazia caminhadas, apesar de ser asmático, permanecendo ativo até pouco antes da sua morte. Nos últimos anos, após o declínio da indústria de hovercraft britânica, tornou-se difícil encontrar emprego e Maddock voltou a amar o jazz. Tocou instrumentos de sopro para vários grupos locais e competia regularmente ao piano em competições de jazz.
Owen Maddock morreu em Cowes no dia 19 de Julho de 2000.
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