13 de junho de 2021

OWEN MADDOCK


Owen Richard Maddock nasceu no dia 24 de Julho de 1925 em Epsom, no condado de Surrey na Inglaterra.
Filho do arquiteto Richard Maddock, Owen cresceu em Sutton e estudou engenharia no Kingston Technical College. Durante esse período, e já nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, serviu a Guarda Nacional britânica. Para além dos seus conhecimentos de engenharia, Maddock também foi um músico eficiente, capaz de tocar vários instrumentos, destacando-se no jazz, onde integrou várias bandas no final da década de 40 e início de 50.
Depois de terminada a formatura, tornou-se associado da Instituição de Engenheiros Mecânicos e em 1948 voltou ao Kingston Technical College para concluir um curso de reciclagem, sendo obrigado a estagiar durante dezoito meses numa oficina comercial. Na época, Surrey era o lar de alguns dos pequenos fabricantes de automóveis de competição do Reino Unido, como a AC, Alta e HWM, e foi para o automobilismo que Maddock dirigiu as suas atenções.
Depois de tentar entrar na HRD e na Trojan, Owen Maddock foi contratado pela Cooper Cars Company em Setembro de 1948. Antes de se dedicar a tempo inteiro a desenhar os carros de Charles Cooper e do seu filho, John Cooper, Maddock foi redator, montador, lojista e motorista da empresa. 
Maddock tornou-se conhecido por ser perfeccionista e pelos detalhes que empregava nos seus desenhos, e a sua contribuição para o projeto dos carros de Cooper cresceu rapidamente. Na época do apogeu da Cooper, o processo de design era essencialmente uma combinação de três elementos, entre Owen Maddock, John Cooper e o piloto Jack Brabham.
Responsável pelos carros de F3, F2 e principalmente os de F1, Maddock teve nos modelos T43, T51 e T53 as suas melhores criações e que revolucionaram a forma de construir carros de corrida. O Cooper T43 foi o primeiro monolugar de F1 com motor traseiro a vencer uma corrida na categoria, sendo igualmente a primeira vitória da equipa na F1, no ano de 1958. Mas foi nos dois anos seguintes que Owen Maddock viu os carros projetados por si a terem grande sucesso na F1, ao conquistar os títulos de construtores em 1959 e 1960 e também o de pilotos através de Jack Brabham.
Nos anos seguintes a Cooper não conseguir intrometer-se na luta pelos títulos e Owen Maddock, cada vez mais, estava farto da F1 e do seu papel na Cooper, que não lhe dava tempo para se dedicar a outros projetos que tinha em mente. 
Em Agosto de 1963, Maddock, deixou a Cooper para assumir o cargo de design na Saunders-Roe, uma empresa de engenharia aeronáutica sediada na Ilha de Wight. Maddock sentiu-se atraído pela empresa devido ao projeto de desenvolvimento de hovercraft. Alguns anos mais tarde, juntou-se a outros especialistas em propulsão e engenharia leve, na Elliot Turbo Machinery.
Owen Maddock passou os anos seguintes dedicado a organizar e a implementar as provas de hovercraft um pouco por todo o território britânico e criou o Hover Club da Grã-Bretanha, que se tornou no Hovercraft Club da Grã-Bretanha. 
Apesar do seu envolvimento no hovercraft, Maddock nunca se desligou do automobilismo, mantendo sempre uma ligação com Bruce McLaren, envolvendo-se no projeto do primeiro carro de corrida da McLaren em 1964, o McLaren M1A. Mais tarde foi convidado a juntar-se à equipa March, mas recusou a proposta.
Owen Maddock sempre usou uma barba espeça, o que lhe valeu a alcunha de “O Barbas” enquanto trabalhava na Cooper. Constantemente praticava ciclismo e fazia caminhadas, apesar de ser asmático, permanecendo ativo até pouco antes da sua morte. Nos últimos anos, após o declínio da indústria de hovercraft britânica, tornou-se difícil encontrar emprego e Maddock voltou a amar o jazz. Tocou instrumentos de sopro para vários grupos locais e competia regularmente ao piano em competições de jazz. 
Owen Maddock morreu em Cowes no dia 19 de Julho de 2000.

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