26 de dezembro de 2021

ROUEN

 

O circuito francês Rouen-Les-Essarts, foi uma pista citadina de automobilismo que recebeu corridas de F1.
Em 1950, ano em que teve início o Campeonato do Mundo de F1, o Automóvel Clube da Normandia inaugurou o Circuito Rouen-Les-Essarts, nos arredores da cidade de Rouen e perto da vila de Les-Essarts. Com uma extensão de 5.100 metros, a pista usava as estradas públicas e era um circuito de média velocidade, com sectores distintos e bastante desafiador. Após a reta da meta seguia-se uma sequência de curvas rápidas que terminavam numa forte travagem para uma curva apertada em cotovelo à direita, depois entrava-se na zona mais lenta do circuito onde se encontrava a curva Sanson e após a curva Beauval os pilotos enfrentavam uma longa reta, com mais de 1 quilómetro, que terminava na lenta curva à direita Paradis, entrando de novo na reta da meta.
Quando foi inaugurado o circuito possuía bancadas permanentes e uma zona de boxes moderna, sendo considerado um dos melhores circuitos da Europa.
No dia 6 de Julho de 1952, o Circuito Rouen-Les Essarts sediou pela primeira vez o Grande Prémio de França de F1. Alberto Ascari e a Ferrari dominaram por completo a prova, com o piloto italiano a conquistar a pole-position, a volta mais rápida da corrida e a vitória, depois de liderar todas as 77 voltas. Nino Farina e Piero Taruffi, ambos em Ferrari, ocuparam os restantes lugares do pódio.
Em 1955, o desenho da pista foi ligeiramente alterado, passando a ter uma extensão de 6.542 metros, mas manteve o seu caráter desafiador e ainda mais rápido.    
Depois de quatro anos sem receber provas de F1, Rouen-Les-Essarts voltou a organizar o Grande Prémio de França em 1957. Juan Manuel Fangio, em Mercedes, foi o grande dominador, ao obter a pole-position e ao vencer a corrida depois de liderar 74 das 77 voltas da prova. A volta mais rápida da corrida coube a Luigi Musso da Ferrari, que terminou no 2º lugar, na frente do seu companheiro de equipa, o britânico Peter Collins.
Em 1962, Rouen-Les-Essarts sediou pela terceira vez o Grande Prémio de França. Jim Clark, em Lotus-Climax, conquistou a pole-position, mas na corrida foi Graham Hill a liderar 39 das 44 voltas e a estabelecer um novo recorde de volta, no entanto a prova ficou marcada pela primeira vitória na F1 de Dan Gurney e da Porsche.
No ano de 1964, mais uma vez o Grande Prémio de França aconteceu no circuito de Rouen-Les-Essarts. Tal como na última edição, Jim Clark, em Lotus-Climax, obteve a pole-position e na corrida, Dan Gurney repetiu a vitória, mas desta vez ao volante de um Brabham-Climax, naquela que foi a primeira vitória na F1 da equipa Brabham.
Em 1968, Rouen-Les-Essarts acolheu pela última vez o Grande Prémio de França. Jochen Rindt, em Brabham-Repco, conseguiu a sua primeira pole-position e tornou-se no primeiro piloto austríaco a conseguir esse feito. Na corrida, foi Jacky Ickx que conquistou a vitória, a sua primeira na F1 e também de um piloto belga na categoria. No entanto, todos esses acontecimentos ficaram ofuscados pelo acidente fatal do piloto da casa, Jo Schlesser. 
Depois de deixar de receber corridas de F1, o Circuito Rouen-Les-Essarts passou a organizar provas de F2, até 1978. Desde esse ano e até 1993, acolheu o Campeonato Francês de F3. Em 1994, o circuito foi fechado em definitivo por ser considerado demasiado perigoso para a prática de automobilismo. 
Em 1999, as bancadas, boxes e todos os edifícios que serviram as corridas foram demolidos e atualmente são poucos os vestígios do antigo circuito que recebeu por 5 vezes o Grande Prémio de França de F1 e que teve em Dan Gurney o piloto com mais triunfos e na equipa Ferrari o construtor mais vitorioso.

Sem comentários: