27 de fevereiro de 2022

PEDRO MATOS CHAVES

 

Pedro António Matos Chaves, nasceu no dia 27 de Fevereiro de 1965 na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, Portugal.
Ainda muito jovem começou a sua carreira no karting. Mais tarde, disputou e venceu o Troféu Toyota Starlet com o carro da sua mãe. De seguida, correu na Formula Ford e ganhou o Campeonato Nacional em 1985. Dois anos mais tarde e já a correr em Inglaterra, conquistou o título de Campeão Britânico de Formula Ford 1600. Em 1989, disputou o Campeonato Internacional de F3000 e no ano seguinte, com a equipa Madgwick Motorsport, venceu o Campeonato Inglês de F3000. 
Em 1991, Pedro Matos Chaves foi contratado pela equipa de F1 Coloni, uma das mais fracas do campeonato. O piloto português cedo se deparou com a realidade da equipa italiana, que enfrentava grandes problemas financeiros e que impediam o desenvolvimento do carro, assim como a aquisição de peças novas que o tornasse mais competitivo. Como se tudo isso já não bastasse, Pedro Matos Chaves encontrou em Enzo Coloni, o dono da equipa, uma pessoa arrogante e que se julgava dotado de uma superinteligência, que chegava até a criticar as indicações dadas pelos fornecedores de material.
A aventura de Pedro Matos Chaves começou no Grande Prémio dos Estados Unidos, a primeira prova do Campeonato do Mundo de F1 de 1991, onde não conseguiu passar as pré-qualificações, e terminou, seis meses depois, no Grande Prémio de Portugal, onde Chaves apenas percorreu seis voltas, nos treinos de pré-qualificação, até o motor do seu carro partir. Pelo meio, Pedro Chaves tentou sempre, em vão, passar as pré-qualificações em onze Grandes Prémios. Apesar de ter conhecimento do pouco potencial da Coloni, Pedro Matos Chaves arriscou ao se juntar à equipa e aproveitou a porta que se abriu para correr na F1. Como piloto, deu sempre o seu melhor, quer dentro do carro, quer à procura de apoios que só ele e as suas gentes insistiam em procurar.
Em 1992, Pedro Matos Chaves voltou a correr na F3000 mas sem grande sucesso. 
No ano de 1993, rumou aos Estados Unidos para disputar o campeonato American Indy Light. 
No ano seguinte, mudou para as corridas de Carros de Turismo, terminando o campeonato espanhol na segunda posição. 
Em 1998, voltou a Portugal para disputar o Campeonato Nacional de Rali e venceu o título de campeão em 1999 e em 2000, ao volante de um Toyota Corolla WRC.
Em 2001, correu e venceu o Campeonato Espanhol de GT, aos comandos de um Saleen S7-R. 
Nos anos de 2002 e 2003, disputou as 24 Horas de Le Mans ao volante do Saleen S7-R, tendo terminado a classe LMGTS no 5º e 6º lugar, respetivamente.
Em 2005 e 2006, voltou a participar no Campeonato Nacional de Rali com um Renault Clio S1600. 
No final do ano de 2006, Pedro Matos Chaves retirou-se das corridas de automobilismo. 

Sem comentários: