6 de junho de 2021

BAKU

 

O circuito Urbano de Baku é uma pista de automobilismo localizada na cidade de Baku, a capital do Azerbaijão.
Foi no ano de 2012 que se começaram a realizar corridas de automóveis em Baku, com provas de GT. O automobilismo foi uma maneira que o governo azeri encontrou para publicitar o seu país e principalmente a capital Baku, uma cidade que nos últimos anos se tem desenvolvido rapidamente, muito por culpa da rica economia de petróleo do Azerbaijão. 
Em 2014, foi anunciado que Baku iria receber uma corrida a contar para o Campeonato do Mundo de F1. Para esse efeito, o arquiteto alemão, Hermann Tilke foi contratado para desenhar o novo circuito. Tilke projetou uma pista bem diferente das que tinha recebido as corridas de GT. 
O novo circuito de 6.003 quilómetros de extensão e com o sentido anti-horário, mostra as diferentes faces da capital Baku, desde os moderníssimos arranha-céus até à arquitetura medieval. Sendo o segundo circuito mais longo do campeonato, apenas atrás de SPA-Francorchamps com os seus 7.004 quilómetros, Baku oferece aos pilotos uma das zonas mais rápidas entre todos os circuitos, com uma longa reta de 2,2 quilómetros onde Valtteri Bottas ao volante de um Williams-Mercedes atingiu a velocidade máxima de 378 km/h em 2016. O segundo sector da pista contorna a cidade velha onde se encontra o Palácio dos Shirvanshahs do século XV e a Torre da Donzela de origem persa sassânida do século XII.
Sendo o Azerbaijão um país transcontinental, situado no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático, Baku recebeu em Junho de 2016 o Grande Prémio da Europa de F1. Nico Rosberg em Mercedes dominou durante todo o fim de semana e conquistou a pole-position, a volta mais rápida e venceu a corrida.
A partir de 2017, Baku sediou o Grande Prémio do Azerbaijão. Lewis Hamilton ao volante de um Mercedes obteve a pole-position, Sebastian Vettel em Ferrari conseguiu a volta mais rápida, a vitória na corrida foi alcançada por Daniel Ricciardo em Red Bull-Renault. 
Em 2018, Lewis Hamilton venceu a corrida, com Charles Leclerc a terminar no 6º lugar e assim conseguiu os seus primeiros pontos na F1 e tornou-se no segundo piloto monegasco a pontuar depois de Louis Chiron no Grande Prémio do Mónaco de 1950.
Em 2019, o vencedor foi Valtteri Bottas que também conquistou a pole-position, já a volta mais rápida foi para o Ferrari de Charles Leclerc.
Em 2020, a corrida que estava prevista acontecer no fim de semana de 5 a 7 de Junho, foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
No ano de 2021, a F1 regressou a Baku e de novo com charles Leclerc em evidencia ao conquistar a pole-position, mas na corrida a vitória foi parar às mãos de Sergio Pérez da Red Bull-Honda.
Nas 5 corridas que Baku sediou foram 5 os pilotos vencedores, no que diz respeito às equipas a Mercedes com 3 triunfos é a recordista. 

Sem comentários: