16 de abril de 2020

LIGIER


A Ligier Automobiles foi uma equipa de F1 que participou no Campeonato do Mundo entre 1976 a 1996.
Criada pelo ex-piloto Guy Ligier, a equipa de origem francesa estreou-se na F1 no Grande Prémio do Brasil de 1976, em Interlagos, com Jacques Laffite ao volante. Uma Pole-Position conquistada no Grande Prémio de Itália em Monza e o segundo lugar alcançado na Áustria, em Spielberg, foram os destaques desse primeiro ano.
Em 1977 apareceu a primeira vitória, por intermédio de Jacques Laffite que levou o JS7 ao lugar mais alto do pódio no Grande Prémio da Suécia, no circuito de Andrestop.
Em 1980, ainda com Jacques Laffite ao volante, juntamente com o também francês Didier Pironi, a Ligier obteve o segundo lugar no Campeonato de Construtores, sendo esse o melhor resultado da equipa gaulesa no mundial de F1.
Os anos que se seguiram, viram uma equipa Ligier que aos poucos começou a desaparecer dos primeiros lugares. Em 1981 ainda venceu por duas vezes, o Grande Prémio da Áustria e o Grande Prémio do Canadá. Depois foram alguns pódios alcançados pontualmente. Entre 1987 e 1992 a Ligier apenas conseguiu alcançar dez pontos no total desses seis anos.
Em 1993 os monolugares azuis voltaram aos lugares do pódio com três terceiros lugares na África do Sul, San Marino e Alemanha. Foi também em terras germânicas que no ano seguinte Guy Ligier viu os seus dois carros a alcançar o segundo e terceiro lugar na corrida. Em 1995 o terceiro lugar conseguido na Bélgica, em SPA-Francorchamps e o segundo lugar obtido na Austrália foram os melhores resultados do ano.
Em 1996 no Grande Prémio do Mónaco, Olivier Panis voltou a levar um Ligier ao lugar mais alto do pódio, o que seria a ultima vitória da equipa que no final desse ano disse adeus à F1.
Nos vinte anos em que esteve na F1, a Ligier conseguiu 9 vitórias (todas com pilotos franceses), 9 pole-positions, 9 melhores voltas, 388 pontos e o vice-campeonato em 1980.

Sem comentários: