15 de fevereiro de 2023

DANIEL RICCIARDO

 

Daniel Joseph Ricciardo nasceu no dia 1 de Julho de 1989 em Perth, Austrália.
Descendente de italianos, pois o seu pai Giuseppe nasceu em Messina e a sua mãe Grace, apesar de ser australiana é filha de pais italianos, Daniel Ricciardo estudou no Newman College.
Com 9 anos de idade começou a disputar corridas de karting através do Tiger Kart Club. Em 2005, passou pela Formula Ford e no ano seguinte participou no campeonato asiático de Formula BMW, tendo obtido o 3º lugar. Em 2007, terminou no 6º lugar o campeonato italiano de Formula Renault 2.0L. No ano de 2008, ainda na Formula Renault 2.0L, venceu o campeonato da Europa Ocidental e terminou no 2º lugar a Taça da Europa. Em 2009, conquistou o campeonato britânico de F3 e no ano seguinte terminou o campeonato de Formula Renault 3.5L na segunda posição. No ano de 2011, Ricciardo, para além de disputar o Formula Renault 3.5L Series passou a ser piloto de testes e reserva da equipa de F1 Toro Rosso, mas a 30 de Junho foi contratado pela equipa HRT Formula 1 Team, para correr as últimas onze provas da temporada. 
Em 2012, Daniel Ricciardo ingressou na Toro Rosso. Na primeira corrida da temporada, o Grande Prémio da Austrália, perante o seu público conquistou os seus primeiros pontos na F1 com o 9º lugar na corrida, o mesmo resultado que conseguiu na Bélgica, Cingapura e Coreia do Sul, para além de ter sido 10º no Japão e em Abu Dhabi.
No ano seguinte, conseguiu pontos em sete provas, sendo o 7º lugar o melhor resultado, que obteve na China e em Itália.
Em 2014, Ricciardo foi confirmado como piloto da Red Bull. Nessa temporada, pontuou em 16 das 19 corridas. Na quinta prova do campeonato conseguiu o seu primeiro pódio, com o 3º lugar no Grande Prémio de Espanha. Duas corridas mais tarde, obteve a sua primeira vitória no Grande Prémio do Canadá. Nesse ano voltou a vencer na Hungria e na Bélgica. No final da temporada classificou-se no 3º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos.
Em 2015, Ricciardo sofreu com a falta de competitividade do Red Bull e em consequência disso apenas conseguiu dois pódios com o 2º lugar em Cingapura e o 3º na Hungria.
No ano seguinte, a Red Bull foi a única equipa a dar alguma luta à Mercedes e Ricciardo aproveitou para pontuar em 20 das 21 corridas do campeonato. Ganhou o Grande Prémio da Malásia e conquistou a sua primeira pole-position no Grande Prémio do Mónaco. No final do campeonato igualou o seu melhor resultado com o 3º lugar na classificação.
Em 2017, terminou no pódio 9 das 14 corridas que terminou, tendo vencido no Azerbaijão. Apesar do seu carro ser rápido, sofria de alguma falta de fiabilidade o que o fez desistir por seis vezes, três delas nas quatro últimas corridas do campeonato.
Em 2018, Ricciardo terminou nos lugares pontuáveis em todas as 13 corridas que chegou ao fim. Conseguiu apenas dois pódios mas foram ambos no degrau mais alto, obtidos na China e no Mónaco. 
Depois de ter passado cinco anos na Red Bull, Daniel Ricciardo ingressou na Renault em 2019. A temporada do piloto australiano acabou por ser decepcionante, tendo pontuado em apenas oito corridas, sendo o 4º lugar que conseguiu em Itália o seu melhor resultado do ano.
No ano seguinte, Ricciardo conseguiu somar pontos em 14 das 17 provas da temporada, incluindo dois pódios com o 3º lugar em Nurburgring, onde se disputou o Grande Prémio de Eifel, e Imola, onde se correu o Grande Prémio de Emília Romanha.
Em 2021, Daniel Ricciardo trocou a Renault pela McLaren. Apesar de ter sido constantemente suplantado pelo seu companheiro de equipa, conseguiu pontuar em 13 das 22 corridas do campeonato, com destaque para a vitória que conquistou em Monza, no Grande Prémio de Itália, dando assim a primeira vitória à McLaren em nove anos.
Em 2022, conseguiu somar pontos em apenas quatro corridas, com o melhor resultado a ser o 6º lugar que alcançou no Grande Prémio da Austrália. Os fracos resultados do piloto australiano levaram a McLaren a dispensar os seus serviços, um ano antes do término do contrato, por mútuo acordo. 
No ano seguinte, regressou à equipa Red Bull para ocupar o lugar de piloto de reserva e testes, no entanto, a meio do ano ingressou na equipa Alpha Tauri.
Daniel Ricciardo esteve 14 anos envolvido na F1. Disputou 243 Grandes Prémios. Conquistou 8 vitórias, 3 pole-positions, 16 voltas mais rápidas e 32 pódios.

Sem comentários: