20 de março de 2022

PEDRO LAMY

 

José Pedro Mourão Nunes Lamy Viçoso, mais conhecido por Pedro Lamy, nasceu no dia 20 de Março de 1972 na Aldeia Galega da Merceana, uma freguesia do município de Alenquer, Portugal.
Com seis anos de idade começou a disputar corridas de motos e até aos 11 anos venceu vários campeonatos de velocidade de mini-motos e também de mini-motocross. Aos doze anos largou as motos e foi para o karting, porque na época, o filho do seu mecânico, que também corria de motos, sofreu um acidente e ficou paraplégico. Em 1987 e 1988 sagrou-se Campeão Nacional de karting e em 1989 passou para a Formula Ford, tendo conquistado o título de campeão com apenas 17 anos. Seguiu-se o Campeonato Europeu de Formula Opel, e novo título de campeão nessa categoria em 1991. No ano seguinte, aconselhado por Domingos Piedade, disputou o Campeonato Alemão de F3 e mais uma vez sagrou-se campeão. Ainda nesse ano de 1992, ganhou o Festival Marlboro Masters em Zandvoort, na Holanda. Em 1993, participou no Campeonato de F3000 onde brilhou e disputou o título até à última corrida do campeonato, que acabou por perder para o francês Olivier Panis pela diferença de 1 ponto.
No dia 12 de Setembro de 1993, Pedro Lamy estreou-se na F1 no Grande Prémio de Itália com a equipa Lotus, tendo desistido a quatro voltas do fim com problemas eléctricos no seu carro. Lamy, que substituiu o italiano Alessandro Zanardi, disputou mais três corridas nessa temporada.
Em 1994, Pedro Lamy continuou na Lotus, no entanto a equipa britânica já passava por muitas dificuldades e os seus carros eram pouco competitivos. Ainda assim, o piloto português foi 10º na corrida inaugural do campeonato, no Brasil. Depois foi 8º no Grande Prémio do Pacifico. Na prova seguinte, em San Marino, envolveu-se num pavoroso acidente na largada, batendo no Benetton de J.J. Lehto que ficou parado na grelha de partida quando a luz verde se apagou. Lamy e Lehto saíram ilesos, mas detritos dos carros passaram por cima da vedação e causaram ferimentos leves a um polícia e a oito espectadores. Duas semanas mais tarde, no Mónaco, terminou a corrida no 11º lugar. No dia 24 de Maio, durante uma sessão de testes no circuito de Silverstone, Pedro Lamy sofreu um violento acidente quando rodava a cerca de 250 km/h. Logo após a curva Abbey o Lotus entrou em pião, bateu com violência no muro, passou por cima da vedação e foi projectado para a entrada de um túnel de acesso a espectadores. O carro ficou parcialmente destruído e Lamy sofreu fraturas nas pernas e nos braços.
Depois de uma longa recuperação, Pedro Lamy voltou à F1 mas com a equipa Minardi em 1995. A meio da temporada, o piloto português substituiu Pierluigi Martini e disputou as oito provas restantes. Na última corrida do campeonato e depois de ter partido do 17º lugar, terminou em 6º e assim conquistou 1 ponto, tornando-se no primeiro piloto português a pontuar na F1.
Em 1996, Lamy continuou a correr na equipa Minardi. Apesar do carro ter um bom chassis, a falta de potência do motor Ford Cosworth tornava as ambições da equipa muito limitadas e tanto Lamy como o seu companheiro de equipa, o italiano Luca Badoer, não conseguiram conquistar nenhum ponto. No Grande Prémio do Japão, na última prova da temporada, Pedro Lamy despediu-se da F1.
A partir de 1997, Lamy dedicou-se às corridas de resistência. 
Em 1998, conquistou o título de Campeão de FIA GT, na classe GT2, depois de vencer oito das dez provas do campeonato. 
Entre 2004 e 2011, com excepção de 2009, disputou o Campeonato Le Mans Series, sagrando-se campeão por três vezes. Em 2004, com a Ferrari na classe GTS. Em 2006, com a Aston Martin na classe GT1 e no ano seguinte com a Peugeot na classe LMP1.
Entre 2012 e 2020, participou no Campeonato do Mundo de Resistência e conquistou o título de campeão em 2017 com a Aston Martin.
Disputou as 24 Horas de Le Mans vinte vezes, tendo vencido em 2012 na classe GTE AM com um Chevrolet Corvette. 
Nos quatro anos em que Pedro Lamy esteve na F1, disputou 32 Grandes Prémios.

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