22 de agosto de 2021

LE MANS

 

O Circuito Bugatti é um autódromo localizado dentro do complexo do Circuito de Le Mans, na França.
Foi durante a década de cinquenta que se idealizou a construção de um circuito permanente dentro do perímetro da pista usada para as 24 Horas de Le Mans. Os elevados custos, associados a todos os inconvenientes de fechar as estradas públicas, limitaram o uso do Circuito de Le Mans e cada vez mais os pilotos e as equipas locais começaram a fazer pressão para avançar a construção de uma pista que pudesse ser usada durante todo o ano. 
Em 1964, Charles Deutsch iniciou o projeto da pista que iria ter 4.422 quilómetros e iria passar pela área arborizada que ficava por trás do paddock principal do Circuito de Le Mans, e também pela recta da meta, aproveitando as boxes, o paddock e as bancadas já existentes da pista das 24 horas.
As obras de construção do circuito começaram no inverno de 1964 e terminaram em Abril de 1965. 
O Circuito Bugatti, homenageia Ettore Bugatti, o fundador e construtor da famosa marca de carros desportivos Bugatti que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1937 e 1939.
Em 1967, no dia 2 de Julho, o Circuito Bugatti recebeu o Grande Prémio de França de F1. Depois de Graham Hill, em Lotus-Ford, ter conquistado a pole-position nos treinos de qualificação realizados no sábado, cerca de vinte mil pessoas assistiram à corrida de domingo e presenciaram a vitória de Jack Brabham ao volante do Brabham-Repco, na frente do seu companheiro de equipa, o neozelandês Denny Hulme. Jack Brabham liderou 60 das 80 voltas da corrida, Jim Clark esteve 16 voltas na frente e Graham Hill apenas 4. A volta mais rápida da corrida pertenceu a Graham Hill. 
Esse foi o único Grande Prémio de F1 disputado no Circuito Bugatti em Le Mans.

Sem comentários: