25 de junho de 2023

MCLAREN MP4-13

 

O McLaren MP4/13 foi o carro que a equipa McLaren utilizou no Campeonato do Mundo de F1 de 1998.
Contratado à equipa Williams, em 1997, o engenheiro Adrian Newey foi o responsável máximo pelo desenho do McLaren MP4/13. Um carro completamente novo e de acordo com os novos regulamentos que pretendiam baixar as velocidades e reduzir a aderência em curva. Durante o inverno, a equipa de projectistas da McLaren estimou ter gasto mais de 12 mil horas/homem a tentar recuperar a carga aerodinâmica perdida com os novos regulamentos. 
O Mp4/13 tinha também um novo motor V10 Mercedes-Benz F0110G, completamente revisto e com menos 5% de peso que o seu antecessor. 
Mas as grandes inovações do novo McLaren foram: o terceiro pedal de travão e a suspensão com molas duplas. O terceiro pedal de travão permitia ao piloto travar de maneira suave uma das rodas traseiras à sua escolha, que tinha o efeito de actuar como uma espécie de controlo não-automático de “instabilidade” e assim conseguir que o bico do carro entrasse na curva mais rapidamente. A segunda inovação dos McLaren foi a suspensão com molas duplas que actuavam em contraposição, desenvolvidas pelo engenheiro francês Mauro Bianchi e que foram aplicadas pela primeira vez nos McLaren F1 do Campeonato GT. Posteriormente Bianchi desenvolveu o sistema para o introduzir nos carros de F1. A segunda mola, zelosamente guardada em segredo, encontrava-se oculta dentro de uma carcaça metálica em volta do amortecedor no eixo traseiro. No dianteiro, onde os McLaren tinham barras de torção, a mola dispunha de uma extremidade que mudava o seu comportamento efectivo de funcionamento, endurecendo-a nos movimentos de estiramento ou até ao fundo da suspensão. A mola exterior era “convencional”, apesar do interior ser muito mais rijo e começar a funcionar quando a carroceria se erguia desse lado ou a roda querer “baixar”. Com isso era possível reduzir muito a resistência das barras estabilizadoras ou mesmo anulá-las.
Mika Hakkinen e David Coulthard continuaram a ser os pilotos da equipa. 
Na primeira corrida da temporada ficou bem patente o domínio do McLaren MP4/13, com Hakkinen e Coulthard a terminarem a corrida em 1º e 2º, respectivamente, mas com uma volta de vantagem para o 3º classificado. Durante o campeonato, por mais quatro vezes, os McLaren terminaram em 1º e 2º, sempre com Hakkinen na frente de Coulthard. O piloto Finlandes somou oito vitórias, enquanto que o seu companheiro de equipa venceu o Grande Prémio de San Marino.
No final da temporada, Hakkinen conquistou o título de Campeão do Mundo de Pilotos e a McLaren o título de Campeão do Mundo de Construtores.
Nas 16 corridas disputadas, o McLaren MP4/13 venceu por 9 vezes, obteve 12 pole-positions e 9 voltas mais rápidas.

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