12 de março de 2023

MUGELLO

 

O Autódromo Internacional de Mugello é um circuito de automobilismo e motociclismo localizado na vila italiana de Scarperia e San Piero, a cerca de 25 quilómetros a nordeste de Florença, na região da Toscana.
Construído no início da década de setenta, para substituir o então circuito citadino de Mugello que foi usado desde 1920 até 1970. A antiga pista de 66,2 quilómetros de extensão albergou diversas corridas, incluindo provas do Campeonato Mundial de Carros Desportivos em 1965, 1966 e 1967. O italiano Arturo Merzario, ao volante de um Abarth 2000 venceu a última corrida disputada no circuito citadino em 1970, uma prova que ficou marcada pelo acidente de Spartaco Dini, que durante os treinos livres e quando as estradas estavam abertas ao público (as estradas só eram fechadas para os treinos de qualificação e para a corrida), perdeu o controlo do seu Alfa Romeo GTA e bateu num grupo de pessoas. Um bébé de sete meses morreu e mais quatro pessoas ficaram gravemente feridas. Spartaco Dini foi considerado culpado do acidente, foi preso e passou dois meses na prisão. Depois de cumprir a pena deixou a Itália e não voltou durante largos anos.
Em 1973, um vale nos arredores de Scarperia e San Piero, foi o local escolhido para a construção do circuito permanente de Mugello. Um local com várias mudanças naturais de elevação.
No dia 23 de Junho de 1974, o novo circuito de Mugello foi inaugurado com uma corrida de Formula 5000. A pista de 5.245 metros de extensão, conta com uma recta da meta de 1.141 metros e com 15 curvas, algumas bastante rápidas o que torna Mugello um circuito de média velocidade. 
Nos seus primeiros anos de vida, o circuito de Mugello teve a visita do Campeonato Mundial de Carros Desportivos e foi ainda um dos circuitos escolhido para o Campeonato Europeu de F2 desde 1974 até 1986. A partir de 1976, Mugello passou a albergar o Grande Prémio de Itália do Campeonato do Mundo de Motociclismo.
Durante meados da década de oitenta, o circuito apresentou algumas dificuldades financeiras ao que se juntou os rumores de que o vale onde o circuito de encontrava, iria ser inundado devido à construção de um reservatório de água para abastecer a cidade de Florença. No entanto, em 1988 o circuito foi comprado pela Ferrari, que depois de algumas obras de melhoramento, tornou a pista como um dos locais para testar os seus carros de F1. 
De 1 a 3 de Maio de 2012, o circuito de Mugello foi a pista escolhida para a maioria das equipas de F1 realizarem testes.
No dia 13 de Setembro de 2020 e após o cancelamento de diversas provas, um pouco por todo o mundo, devido à pandemia de coronavírus, o circuito de Mugello organizou pela primeira vez uma corrida de F1 com a realização do primeiro Grande Prémio da Toscana. Na prova que assinalou a milésima corrida da equipa Ferrari na F1, 2.880 espectadores tiveram o privilégio de assistirem à corrida ao vivo, o que aconteceu pela primeira vez nesse ano, já que as anteriores oito corridas foram disputadas à porta fechada. A Mercedes e Lewis Hamilton dominaram por completo a prova ao obterem a pole-position, a volta mais rápida da corrida e conquistaram a vitória, isto depois da equipa germânica ter liderado todas as 59 voltas da corrida. Uma corrida que ficou marcada por duas paralisações de bandeira vermelha, devido a alguns incidentes, o que aconteceu pela primeira vez desde o Grande Prémio do Brasil de 2016. Outro facto marcante na corrida, foi o Safety Car ter usado uma pintura vermelha, em vez da habitual cinza prateada, para homenagear a 1000ª corrida da Ferrari. 

Sem comentários: