10 de maio de 2020

HARVEY POSTLETHWAITE


Harvey Postlethwaite nasceu no dia 4 de Março de 1944 em Barnet, Inglaterra.
Depois de ter estudado na Royal Masonic School for Boys, entrou na Universidade de Birmingham onde se formou em Engenharia Mecânica em 1960. Após deixar os estudos, entrou na ICI (Imperial Chemical Industries) onde passou a trabalhar nos laboratórios de pesquisa. Mas a grande paixão de Postlethwaite era o automobilismo e decidiu seguir o seu sonho.
Em 1970 ingressou na equipa March, onde começou a trabalhar nos projectos de F2 e F3. Pouco tempo depois mudou para a equipa Hesketh que competia na F1.
Em 1974 foi o responsável pelo desenho do Hesketh 308 que levou James Hunt ao pódio na Suécia, Áustria e Estados Unidos. No ano seguinte, Postlethwaite desenvolveu ainda mais o carro e James Hunt venceu o Grande Prémio da Holanda, contudo, em 1976, Lord Hesketh viu-se obrigado a vender a equipa.
Harvey Postlethwaite pegou nos seus projectos e foi para a recém-fundada equipa Wolf-Williams Racing, liderada por Walter Wolf e Frank Williams. No entanto os resultados da equipa foram bastante abaixo das espectativas e os proprietários decidiram separar-se. Postlethwaite permaneceu com Wolf e projectou o modelo WR1 para 1977, com o sucesso a ser imediato pois o novo carro, com Jody Scheckter ao volante, venceu a prova inaugural da temporada. Scheckter ainda ganhou mais duas vezes e obteve seis pódios, o que lhe possibilitou terminar a temporada em 2º lugar. Postlethwaite continuou na Wolf até a equipa fechar as portas no final de 1979.
Em 1980 o projectista inglês aceitou o desafio de Emerson Fittipaldi para ingressar na sua equipa, onde esteve durante um ano.
No ano de 1981, Enzo Ferrari escolheu Postlethwaite para desenhar os carros da sua equipa. Farto de ter bons motores em carros fracos, o fundador da Ferrari depositava todas as suas esperanças no projectista britânico para conquistar os títulos.
A Ferrari começou o campeonato de 1982 com fortes ambições em conquistar os dois títulos com o 126C2, mas a morte de Gilles Villeneuve em Zolder e o acidente de Didier Pironi em Hockenheim, que terminou com a carreira do francês, alteraram todas as esperanças da Ferrari que teve como consolação a vitória no Campeonato Mundial de Construtores.
Postlethwaite ainda projectou o 126C2B que voltou a conquistar o título de Construtores em 1983, e o 156/85 que deu a Michele Alboreto o vice-campeonato em 1985. Postlethwaite deixou a Ferrari no final de 1987.
O destino seguinte do projectista inglês foi a equipa Tyrrell. No período em que foi o Director Técnico, os resultados da equipa melhoraram notavelmente e isso ficou bem vincado na corrida inaugural de 1990, em Phoenix, onde Jean Alesi liderou durante 35 voltas e conseguiu desafiar o McLaren de Ayrton Senna, terminando em 2º lugar, com o Tyrrell 018. Alesi repetiu o feito no Grande Prémio do Mónaco, mas já com o Tyrrell 019, o primeiro dos carros de F1 de 'nariz alto'. No lançamento do carro, Postlethwaite provou a integridade estrutural da sua "asa de gaivota" incomum na frente. Enquanto estava na Tyrrell, Postlethwaite, começou a trabalhar com Mike Gascoyne, que se tornou seu assistente e protegido.
Em 1991, Postlethwaite foi contratado como Director Técnico da equipa Sauber, que planeava entrar na Fórmula 1 em 1993. Levando Gascoyne consigo, Postlethwaite mudou-se para a Suíça onde projectou o primeiro monolugar da equipa. Apesar de deixar a Sauber antes do início de 1993, o carro teve um sucesso considerável nas mãos de JJ Lehto e Karl Wendlinger, terminando nos lugares pontuáveis regularmente.
Postlethwaite voltou para a Tyrrell em 1994, onde permaneceu até 1998, quando a equipa foi vendida para se tornar a British American Racing. Embora no final dos anos 80 e 90 a Tyrrell fosse uma equipa pequena e pouco competitiva, o projectista britânico continuou a ser respeitado na F1 e foi contratado como Director Técnico do projecto interno da Honda F1 em 1999.
Postlethwaite desenhou o RA099, um carro que servia para efectuar testes ao longo de 1999, com Jos Verstappen ao volante e que poderia fazer a sua estreia no campeonato em 2000.
No dia 15 Abril de 1999, a Honda realizava testes particulares em Barcelona. Postlethwaite, que supervisionava todas as acções da marca japonesa, sentiu-se mal, com dores no peito, e foi levado de urgência a um hospital local. Um ataque cardíaco fulminante levou Harvey Postlethwaite de forma trágica aos 55 anos.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Excelente post... e que bela história essa do Harvey Postlethwaite...