5 de abril de 2023

RENAULT R25

 

O Renault R25 foi o carro que a marca francesa construiu para a temporada de 2005.
Projectado por Pat Symonds, em colaboração com Bob Bell, James Allison, Tim Densham e Dino Toso, tendo Bernard Dudot a comandar o projecto do motor, o Renault R25, acabou por seguir as linhas traçadas pelo seu antecessor, o Renault R24, que a equipa gaulesa utilizou no ano de 2004.
Apesar de visualmente o Renault R25 ser bastante idêntico ao modelo anterior, a verdade é que o novo carro era muito evoluído. O novo motor RS25 voltou a ter um ângulo de 72º, mas ao contrário do seu antecessor, o centro de gravidade era mais baixo. Um trabalho que o departamento liderado por Bernard Dudot realizou da melhor maneira e que reduziu o peso e também o espaço necessário para acomodar os componentes e assim oferecer aos especialistas de aerodinâmica o máximo de liberdade possível.
Mas a maior evolução do Renault R25 foi o sistema eletrônico, Step 11. Um novo sistema que englobava os controladores do motor e do chassis e que para além de ser muito mais leve, permitia quatro vezes mais poder de processamento e dez vezes mais capacidade de aquisição de dados, o que melhorou de forma considerável os sistemas de controlo.
No campo da aerodinâmica, e com as novas regras para diminuir o downforce, o Renault R25 apresentava umas “guelras de tubarão” na parte superior dos sidepods, o que permitia um escoamento mais suave do ar quente proveniente dos radiadores.
Com os pilotos Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, a Renault começou o campeonato com 4 vitórias nas 5 primeiras corridas, com 1 triunfo para Fisichella e 3 para Alonso, o que dava a entender que a temporada seria um passeio para a marca francesa, no entanto nas 15 restantes provas a Renault também venceu 4 vezes, todas por intermédio do piloto espanhol, o que não impediu que Alonso conquistasse o título de Campeão do Mundo de Pilotos e a Renault a conquistar o Campeonato do Mundo de Construtores.
O Renault R25 ficou assim na história da equipa Renault por ter conseguido os dois títulos de campeão para a marca francesa, o que aconteceu pela primeira vez.

Sem comentários: