16 de outubro de 2022

YEONGAM

 

O Circuito Internacional da Coreia é um autódromo localizado nos arredores de Yeongam, na Coreia do Sul.
No início do novo milénio, Bernie Ecclestone, o então “patrão” da F1, tinha o objectivo de levar a categoria máxima do desporto automóvel a mais países e depois do Japão e da China a Coreia do Sul tornou-se no terceiro país do oriente a receber a F1.
Em 2009, arrancaram as obras de construção do circuito, com a orientação da Korea Auto Valley Operation que contratou o engenheiro alemão, Hermann Tilke, para desenhar a pista. Tilke projectou um circuito híbrido, de média velocidade e com 5.615 metros de extensão, metade permanente e metade temporário. A intenção dos responsáveis do autódromo para esse desenho era criar uma área do tipo do circuito de Yas Marina e do circuito do Mónaco, já que a parte temporária da pista ficava junto ao porto, onde iriam nascer uma marina, vários hotéis, restaurantes, cafés, lojas e espaços para exposições. 
As obras sofreram alguns atrasos, devido ao mau tempo, mas no dia 4 de Setembro de 2010 o circuito foi inaugurado com um carro de F1 da equipa Red Bull a percorrer 14 voltas à pista, perante 4.000 espectadores.
Depois de várias inspeções da FIA terem sido adiadas, o autódromo teve a aprovação oficial 11 dias antes da corrida de F1. 
No dia 24 de Outubro de 2010 e ainda com algumas obras a decorrer, o Circuito Internacional da Coreia, albergou o primeiro Grande Prémio de F1 da Coreia do Sul. Sebastian Vettel, da Red Bull-Renault, alcançou a pole-position e liderou a corrida até à 45ª volta, quando desistiu com problemas de motor. Fernando Alonso, da Ferrari, assumiu a liderança e conquistou a vitória.  
Vettel redimiu-se e nos três anos seguintes não deu hipóteses aos seus adversários e venceu as três corridas, sempre a bordo de um Red Bull.
Depois dessas quatro provas realizadas a F1 não voltou à Coreia do Sul, muito por culpa do pouco interesse e da fraca adesão do público.
Sebastian Vettel e a equipa Red Bull, ambos com 3 vitórias, são os mais vitoriosos do Circuito Internacional da Coreia.

Sem comentários: