25 de outubro de 2020

RON DENNIS


Ronald Dennis, mais conhecido como Ron Dennis, nasceu no dia 1 de Junho de 1947 em Woking, Inglaterra.
Depois de ter terminado o curso de Engenharia Mecânica Automóvel, começou a trabalhar em 1966, aos 18 anos, na equipa de F1 Cooper, onde corria o piloto austríaco Jochen Rindt. Em 1968, Rindt mudou para a Brabham e levou o jovem Dennis consigo. No final do ano de 1971, Ron Dennis e o seu colega Neil Trundle, decidem montar uma equipa de F2.
A Rondell Racing foi fundada em Woking ainda em 1971 e nos anos seguintes a equipa teve algum êxito nas provas de F2.
Em 1975 Ron Dennis avançou sozinho num novo projecto para a F2 com o apoio da Marlboro, a Project Three.
Em 1978 Dennis criou a equipa, Project Four Racing, que obteve sucesso e venceu campeonatos na F2, F3 e na série monomarca BMW Procar em 1979 e 1980. Sempre apoiado pela Marlboro, Ron Dennis voltou a sonhar com a entrada na F1 e para isso chamou o projectista John Barnard para liderar o design e o desenvolvimento de um novo carro. Ron Dennis tentou junto da Marlboro obter o apoio financeiro necessário, convencendo-os que o inédito carro em fibra de carbono seria um vencedor. Mas o problema maior era a McLaren, equipa que a Marlboro patrocinava já á largos anos. A solução foi encontrada pela própria Philip Morris, de fundir as duas equipas e com um orçamento ampliado, tentar levar de novo a McLaren à conquista dos títulos.
Em Setembro de 1980 nasceu a McLaren International, fusão da McLaren com a Project Four e Ron Dennis assumiu o controlo total da equipa.
O novo carro produzido por John Barnard, o MP4/1, foi o primeiro monolugar de F1 com o chassis em fibra de carbono. No Grande Prémio de Inglaterra de 1981, John Watson venceu a corrida com o novo monolugar. No final do ano de 1981, Ron Dennis convenceu Niki Lauda a ingressar na sua equipa. O piloto austríaco juntou-se a Watson e ambos venceram duas provas no ano seguinte.
Em 1983, Dennis convenceu o então patrocinador da Williams, Mansour Ojjeh, a tornar-se sócio da McLaren International. Ojjeh investiu em motores turbo construídos pela Porsche que levavam o nome da sua empresa, Techniques d'Avant Garde (TAG). Perto do final do ano, Dennis contratou o francês Alain Prost para companheiro de equipa de Niki Lauda.
No ano de 1984, a combinação McLaren-TAG dominou por completo o campeonato, com um recorde de 12 vitórias em 16 corridas. Niki Lauda sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos e a McLaren conquistou o Mundial de Construtores.
Em 1985 o domínio já não foi tão acentuado mas Ron Dennis viu a sua equipa ganhar novamente os dois campeonatos, mas desta vez com Alain Prost no primeiro lugar. No ano seguinte apenas Prost revalidou o título de campeão.
Em 1988, ainda com Alain Prost e com a contratação de Ayrton Senna, a McLaren esmagou toda a concorrência, ao vencer 15 das 16 provas do campeonato. Prost ganhou por sete vezes, enquanto Senna obteve oito triunfos e sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos. Em 1989 Ron Dennis teve que lidar com o corte de relações dos seus dois pilotos e com o mau ambiente que resultou dessa situação. Mesmo assim o título de construtores foi parar à equipa de Woking, e o de pilotos às mãos do francês Alain Prost.
O início da década de noventa foi bem mais sereno na equipa de Ron Dennis. Gerhard Berger entrou para o lugar de Alain Prost e o ambiente entre os dois pilotos, Senna e Berger, foi bastante mais saudável. Em 1990 e 1991, a McLaren conquistou o Mundial de Construtores e Senna o Mundial de Pilotos.
Nos seis anos seguintes, Ron Dennis viu a sua equipa longe da luta pelos títulos, mas em 1998 a McLaren voltou aos primeiros lugares. Ron Dennis voltou a sorrir com a conquista do título de Construtores, o último da equipa até hoje, e Hakkinen sagrou-se Campeão Mundial de Pilotos, repetindo o feito no ano seguinte.
O novo milénio foi um pesadelo para Ron Dennis que teve de esperar até 2008 para voltar a festejar de novo um título com Lewis Hamilton que se sagrou pela primeira vez Campeão Mundial de Pilotos.
Em 2009, no dia 16 de Janeiro, Ron Dennis anunciou que deixava o cargo de Director da equipa de F1 no dia 1 de Março desse mesmo ano.
No dia 15 de Novembro de 2016, Ron Dennis deixou o cargo de Presidente da McLaren, no entanto ainda detinha uma participação de 25% na McLaren Group.
A 30 de Junho de 2017 e depois de 37 anos, Ron Dennis deixou em definitivo a McLaren.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

o "Big Boss" da F-1... marcou uma geração...