9 de junho de 2021

LUDOVICO SCARFIOTTI


Ludovico Scarfiotti nasceu no dia 18 de Outubro de 1933 em Turim, Itália.
Filho de Luigi Scarfiotti, engenheiro, deputado do Reino e também um piloto talentoso que disputou por oito vezes a corrida Mille Miglia, e neto de Lodovico Scarfiotti, um dos nove fundadores e primeiro presidente da FIAT, Ludovico herdou dos seus antepassados a paixão pelos automóveis e em 1952, disputou a sua primeira corrida com um Fiat Topolino, na prova "Circuito del Piceno". Nos anos seguintes, Scarfiotti, dedicou-se às corridas de montanha, tendo-se sagrado Campeão da Europa em 1962 e 1965 aos comandos de um Ferrari Dino, e também às provas de resistência.
No dia 23 de Junho de 1963, estreou-se no Campeonato do Mundo de F1 no Grande Prémio da Holanda com a equipa Ferrari. Scarfiotti largou da 11ª posição e terminou a corrida no 6º lugar, conquistando assim 1 ponto na sua primeira prova. O piloto italiano não disputou a corrida seguinte, em França, devido a um acidente que sofreu nos treinos. 
No ano de 1964, Ludovico Scarfiotti apenas disputou o Grande Prémio de Itália, tendo terminado a corrida no 9º lugar.
Em 1965, esteve perto de correr o Grande Prémio do México, mas teve de ceder o seu carro a Pedro Rodríguez, o seu companheiro de equipa.
Em 1966, Scarfiotti disputou duas provas. Depois de ser obrigado a desistir no Grande Prémio da Alemanha, na 9ª volta com problemas eléctricos no seu Ferrari, conquistou a vitória no Grande Prémio de Itália, sendo, até aos dias de hoje, o último piloto italiano a vencer o Grande Prémio de Itália.  
No ano de 1967, Ludovico Scarfiotti correu na Holanda, onde foi 6º, e na Bélgica, onde não se classificou, com a Ferrari. Mas depois de ver os seus companheiros de equipa a sofrerem violentos acidentes, Lorenzo Bandini morreu no Mónaco e Mike Parkes fraturou as duas pernas na Bélgica, Scarfiotti retirou-se durante algum tempo do automobilismo. Após três meses fora da competição, regressou à F1 com a Eagle, a equipa do norte-americano Dan Gurney, para correr o Grande Prémio de Itália, desistindo na 5ª volta com problemas de motor no seu carro.
Em 1968, ingressou a tempo inteiro na Cooper. Depois de desistir na 2ª volta do Grande Prémio da África do Sul, a prova inaugural do campeonato, conseguiu o 4º lugar nas duas corridas seguintes, em Espanha e no Mónaco. 
No dia 8 de Junho, durante os treinos para uma corrida de montanha em Berchtesgaden, na Alemanha, onde participava ao volante de um Porsche 910, teve uma saída de estrada e caiu dez metros por uma encosta coberta de árvores. O carro ficou pendurado nas árvores e Scarfiotti foi cuspido do habitáculo sendo encontrado a cerca de cinquenta metros de distância, com ferimentos graves, acabando por morrer a caminho do hospital.  
Para além da F1 e das corridas de montanha, Scarfiotti disputou várias provas de Endurance. Venceu as 12 Horas de Sebring em 1963, os 1000 Quilómetros de Nurburgring em 1964 e 1965, os 1000 Quilómetros de SPA-Francorchamps. Disputou as 24 Horas de Le Mans entre 1960 e 1967, vencendo a mítica corrida em 1963 com um Ferrari 250P que dividiu com Lorenzo Bandini.
Ludovico Scarfiotti esteve 6 anos na F1. Disputou 10 Grandes Prémios. Conquistou 1 vitória, 1 volta mais rápida e 1 pódio.

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